Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaldeira, Adilsonpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6835364943868036por
dc.contributor.advisor1Godoy, Arilda Schmidtpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274por
dc.contributor.referee1Bataglia, Walterpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501003319291177por
dc.contributor.referee2Brunstein, Janettept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568710701792092por
dc.contributor.referee3Antonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1477430317063576por
dc.contributor.referee4Oliva, Eduardo de Camargopt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9172181753057349por
dc.date.accessioned2016-03-15T19:31:14Z-
dc.date.available2008-05-20pt_BR
dc.date.issued2008-02-26pt_BR
dc.identifier.citationCALDEIRA, Adilson. Processos de aprendizagem organizacional na formulação e implementação de estratégias. 2008. 223 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/842-
dc.description.resumoEste estudo foi realizado a partir da questão: Como ocorre a formulação e implementação de estratégias, qual a contribuição desse processo para o desenvolvimento da aprendizagem organizacional e de que forma a aprendizagem influencia a evolução do processo de formulação e implementação de novas estratégias na organização? Em busca da resposta, realizou-se uma pesquisa qualitativa através de estudo de caso na empresa Petrobras, na qual os dados foram colhidos utilizando-se entrevistas, análise de documentos e observação não-participante. Em primeiro lugar, são apresentados os dados históricos e a descrição do planejamento estratégico na organização pesquisada. A seguir, apresenta-se a visão dos gestores a respeito da formulação e implementação de estratégias e seu aprendizado. As declarações dos executivos foram analisadas a partir de quatro categorias principais: análise do ambiente externo, análise interna e aprendizagem ocorrida nesse processo; formulação de estratégias e aprendizagem ocorrida nesse processo; implementação de estratégias e aprendizagem ocorrida nesse processo; facilitadores e barreiras à aprendizagem. Os resultados revelam que os entrevistados vêem a formulação e implementação de estratégias como meios de aprendizagem e demonstram acreditar que a aprendizagem resultante contribui para o desempenho da empresa por desenvolver sua capacitação para formular e implementar novas estratégias. Por se tratar de estudo de um caso específico, a pesquisa não possibilita que as conclusões sejam estendidas a outras organizações de características semelhantes ou, tampouco, generalizadas. Contudo, possibilita uma visão sobre a natureza e a composição dos fenômenos de aprendizagem e de estratégia no contexto da organização pesquisada.por
dc.description.abstractThis study considered the question: How do strategy formulation and implementation happen, which is the contribution of that process to organizational learning development and through what means learning affects the evolution of new strategies formulation and implementation in the organization? A qualitative research was conducted by means of a single case study approach, using interviews, documental analysis and non-participant observation conducted at Petrobras. After presenting the history of company and its strategic planning process, the study discusses how managers see their learning when formulating and implementing strategies, considering four main categories: external and internal environment analysis and resultant learning; strategy formulation and resultant learning; strategy implementation and resultant learning; learning barriers and facilitators. The research reveals that managers see strategy formulation and implementation as a way to provide learning. They also believe that outcoming learning contributes to company's performance by increasing its ability to formulate and to implement new strategies. As a single case study, the research cannot explain all organization behavior and activity as it relates to strategy formulation and implementation and organizational learning. However the study provided a first look at the nature and composition of both phenomena - Learning and Strategy - in the context of an organization.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-15T19:31:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adilson Caldeira.pdf: 2002400 bytes, checksum: 55939b09962d28fec2d90846111f7cca (MD5) Previous issue date: 2008-02-26eng
dc.description.sponsorshipInstituto Presbiteriano Mackenziept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3098/Adilson%20Caldeira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem organizacionalpor
dc.subjectestratégiapor
dc.subjectformulaçãopor
dc.subjectimplementaçãopor
dc.subjectPetrobraspor
dc.subjectplanejamento estratégicopor
dc.subjectformulationeng
dc.subjectimplementationeng
dc.subjectPetrobraseng
dc.subjectorganizational learningeng
dc.subjectstrategic planningeng
dc.subjectstrategyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleProcessos de aprendizagem organizacional na formulação e implementação de estratégiaspor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adilson Caldeira.pdf1.96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.