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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomenico, Silvia Marcia Russi dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8337097124162117por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Maria Luisa Mendespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2179893747302901por
dc.contributor.referee1Hanashiro, Darcy Mitiko Moript_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193396073610884por
dc.contributor.referee2Gouvêa, Ricardo Quadrospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0739272940424108por
dc.contributor.referee3Estramiana, José Luis Álvaropt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4581025341714476por
dc.contributor.referee4Paz, Maria das Graças Torres dapt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8085242299782374por
dc.date.accessioned2016-03-15T19:31:13Z-
dc.date.available2007-08-02pt_BR
dc.date.issued2007-06-29pt_BR
dc.identifier.citationDOMENICO, Silvia Marcia Russi de. Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders. 2007. 251 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/836-
dc.description.resumoOs desafios que se impõem ao planeta neste início de século XXI, requerem das organizações um novo olhar sobre seu funcionamento e as conseqüências de suas atividades, como vêm apontando autores de diferentes áreas das ciências humanas e sociais. As organizações agem em seu cotidiano por meio de seus stakeholders, que se relacionam em interações mediadas por linguagem, de forma estratégica ou comunicativa, visando à obtenção de recursos necessários à sua participação em ambientes competitivos. Um dos aspectos que subjazem às ações de entidades sociais são valores. Definimos valores relativos à competição organizacional (VRCO) como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, que consistem em princípios-meta, que orientam as ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos em ambiente competitivo. Este estudo visou compreender como os VRCO se reproduzem nas interações entre stakeholders de organizações que atuam em economia de mercado. A pesquisa foi realizada sob a ótica da psicologia social sociológica, mediante a abordagem do interacionismo simbólico, em uma das maiores empresas coligadas ao projeto da Economia de Comunhão na liberdade (EdC), no Brasil. Configurando um estudo de caso, de natureza exploratório-descritivo-explicativa, os dados foram coletados mediante entrevistas, observação participante, conversas espontâneas e documentos, e a análise e interpretação dos resultados, inspiradas na pragmática e na hermenêutica. Vis-à-vis o recorte teórico, os resultados sugerem os valores relativos à competição organizacional como sendo fruto da busca de equilíbrio dinâmico entre as visões de mundo do fundador − do mundo como deveria ser e do mundo como ele é − e, as necessidades da organização, ora privilegiando ações estratégicas, ora baseadas em entendimento. Os VRCO foram definidos em função de diferentes stakeholders, revelando anti-valores e, ao mesmo tempo em que são produzidos nas interações, reproduzem os aspectos culturais das sociedades das quais os stakeholders fazem parte.por
dc.description.abstractThe challenges that are imposed on the planet in the beginning of the twenty first century require a new overlook by the organizations about the way companies work and the consequences of their activities, as pointed out by the authors from different areas of human and social sciences. Organizations act daily through their stakeholders, whose relations happen in interactions mediated by language, which can be strategic or communicative, aiming to obtain the necessary resources for their participation in competitive environments. One of the aspects that is underlying the actions of social entities are values. Values Related to Organizational Competion (VROC) are defined as beliefs, socially constructed, that are significant for an individual or group, which consist in principle-goals that rule the social actions between stakeholders, aiming to obtain resources in a competitive environment. This study seeks to understand how Values Related to Organizational Competition (VROC) are reproduced in interactions between stakeholders of organizations that act in market economy. The research was performed under the approach of sociological social psychology, through the approach of symbolic interactionism, in one of the biggest associated companies to the project of economy of communion (EoC), in Brazil. Configuring a case study, with exploratory-descriptive-explicative nature, the data were collected through interviews, participant observation, naturally occurring talk and texts; and the analysis and interpretation of results were inspired in the pragmatic and hermeneutics. Vis-à-vis the theoretical approach, the results suggested the Values Related to Organizational Competition (VROC) as a result of the search for dynamic balance between the founder s visions of the world the world as it should be and the world as it is and the necessities of the organization, at times privileging strategic actions, and at other times based in understanding. The VROC were defined in function of different stakeholders, revealing anti-values and, at the same time that they are produced in interactions, they reproduce the cultural aspects of societies in which the stakeholders take part.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-15T19:31:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia Marcia Domenico.pdf: 1602715 bytes, checksum: 99d4dbc3b57f25dee76d8dc010f3cc60 (MD5) Previous issue date: 2007-06-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3125/Silvia%20Marcia%20Domenico.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvalores relativos à competição organizacionalpor
dc.subjectação comunicativapor
dc.subjecteconomia de comunhãopor
dc.subjectvalues related to organizational competitioneng
dc.subjectcommunicative actioneng
dc.subjecteconomy of communioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleValores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholderspor
dc.titleValores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholderspor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado - Administração de Empresas

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