Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKenski, Julia Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8442645228151318por
dc.contributor.advisor1Brunstein, Janettept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568710701792092por
dc.date.accessioned2016-03-15T19:26:45Z-
dc.date.available2009-09-14pt_BR
dc.date.issued2009-08-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/736-
dc.description.resumoO aumento no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet, nos processos formativos das organizações não foi, muitas vezes, acompanhado por maior reflexão crítica. As pesquisas em educação a distância on-line, ou e-learning, conduzidas em instituições organizacionais são recentes, especialmente no Brasil. Dessa forma, esta dissertação pretende contribuir nesse sentido, ao propor um estudo que problematiza o uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais. Para tanto, empreendeu-se um estudo de caso de um programa de formação gerencial semipresencial de uma instituição financeira na cidade de São Paulo, com foco no desenvolvimento de competências. Adotou-se como estratégia de construção de dados a entrevista em profundidade, semiestruturada, tanto com os responsáveis pela implementação do programa de e-learning em estudo, como pelos gestores participantes. Além disso, analisou-se o ambiente virtual, sua estrutura e os documentos da área de Recursos Humanos que continham as diretrizes do Programa. Para proceder às análises da proposta do programa objeto de estudo, recorreu-se à literatura dos estudos em e-learning, como Rosemberg, Moore e Kearsley, entre outros; da mesma forma, para discutir o desenvolvimento de competências, considerou-se o modelo holístico de Cheetham e Chivers, bem como os conceitos de competências dos autores europeus Sandberg, Le Boterf e Zarifian. Os resultados deste estudo revelam os limites e as possibilidades de desenvolvimento de competências gerenciais com o auxílio de ferramentas tecnológicas.por
dc.description.abstractThe rising use of new information and communication technologies, especially the internet, in the formative processes of organizations has not generally been followed by critical thinking. Research on online distance learning, or e-learning, conducted by organizational institutions are recent, especially in Brazil. This thesis intends therefore to contribute to this discussion, proposing a study on the use of e-learning in the development of managerial competence. To do so, a case study of a hybrid managerial formation program at a financial institution based in São Paulo, focused on the development of competences, was undertaken. The technique of in-depth semi-structured interviews has been adopted, both with the staff responsible for the programs implementation, and the managerial participants. In addition, the virtual environment and its structure have been analyzed, as well as the human resource documents that contain the guidelines of the program. The analysis of the program formation proposition was based upon e-learning studies by Rosemberg, Moore and Kearsley, among others; for the discussion of the competence development, the holistic model of Cheetham and Chivers was considered, as well as the competence concepts by European authors Sandberg, Le Boterf and Zarifian. The results of this study have revealed the limits and possibilities of managerial competence development when assisted by technological tools.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-15T19:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julia Moreira Kenski.pdf: 1534120 bytes, checksum: 93c7e3b27f7977f07160ec658786d679 (MD5) Previous issue date: 2009-08-06eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2995/Julia%20Moreira%20Kenski.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecte-learningpor
dc.subjectcompetênciaspor
dc.subjectdesenvolvimento gerencialpor
dc.subjecteducação on-linepor
dc.subjecteducação a distânciapor
dc.subjecte-learningeng
dc.subjectcompetenceseng
dc.subjectmanagerial developmenteng
dc.subjectonline learningeng
dc.subjectdistance learningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpor
dc.titleO uso do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais: análise crítica de uma experiência empresarialpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia Moreira Kenski.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.