Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4855
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta e percepção de valor: um estudo exploratório do ecossistema de serviços de apoio ao investidor no mercado brasileiro de ações
Autor: Zito, Walderez Cristina 
Primeiro orientador: Meirelles, Dimária Silva e
Primeiro membro da banca: Perez, Gilberto
Segundo membro da banca: La Falce, Jefferson Lopes
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de valor dos investidores a partir de suas interações com as empresas participantes do ecossistema de serviços no mercado brasileiro de ações. Foram revisados os construtos teóricos de proposta, percepção de valor e ecossistema, e, a partir daí, buscou-se comparar os aspectos operacionais que envolvem os investidores e o mercado de ações. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, baseada no paradigma interpretativista, de caráter exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas online, realizadas, entre os meses de janeiro a maio de 2021, com 24 investidores ativos no mercado brasileiro de ações, com idades entre 18 e 60 anos. O roteiro seguiu a técnica de entrevista semiestruturada, que possibilita compreender os significados que os entrevistados atribuem às questões e situações relativas ao tema em estudo. Para se analisar os dados adotou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram a percepção de valor do investidor do ponto de vista do suporte à tomada de decisão onde dois aspectos são relevantes: a influência e a informação. Em relação aos serviços prestados foram identificadas três dimensões na percepção de valor: taxas, usabilidade e atendimento. Do ponto de vista da proposta de valor das corretoras foram identificadas as seguintes dimensões: taxas, plataforma, automatização, atendimento e assessoria, proximidade e credibilidade. Todavia, ao comparar essas dimensões das propostas de valor das corretoras com as dimensões de percepção de valor, nota-se que há um descasamento entre o que a empresa acha que está ofertando e o que o cliente efetivamente percebe de valor. Nota-se ainda que a dimensão central do valor é a informação e isso fica claro nas sugestões de serviços adicionais que os investidores sentem falta e entendem que devem ser oferecidos pelas corretoras. As agências de análise se mostram bem presentes na percepção de valor de grande parte dos entrevistados que as buscam como primeira fonte de informação. Concluiu-se ainda que os entrevistados, embora acreditem no mercado de ações mostram-se inseguros dados, os cenários macroeconômicos, e que informações de fontes seguras, de linguagem simples e de fácil acesso podem lhes proporcionar mais confiança.
Abstract: This study aimed to understand the perception of value of investors from their interactions with the companies participating in the ecosystem of services in the Brazilian stock market. The theoretical constructs of proposal, perception of value and ecosystem were reviewed, and from there, we sought to compare the operational aspects involving investors and the stock market. This research is qualitative in nature, based on the interpretative paradigm, exploratory and descriptive. Data were collected through online interviews conducted between January and May 2021, with 24 active investors in the Brazilian stock market, aged between 18 and 60 years, from the southeast of the country. The script followed the semi-structured interview technique, which allows understanding the meanings that the interviewees attribute to the questions and situations related to the theme under study. To analyze the data, the content analysis technique was adopted. The results of the research show that the value perception investors about the decision-making support where two aspects are relevant: influence and information. Regarding the services provided, three dimensions were identified in the value perception. fees, usability, and attendance. In the aspects of the value proposition of the brokerage houses, the following dimensions were identified: fees, platform, automation, attendance and advice, proximity, and credibility. However, when comparing these dimensions of the value propositions of the brokerage houses with the dimensions of value perception, it is noted that there is a mismatch between what the company thinks it is offering and what the client effectively perceives in value. It is also noted that the central dimension of value is information, and this is clear from the suggestions for additional services that investors miss and understand that they should be offered by brokers. The analysis agencies are well present in the perception of value of most of the interviewees who seek them as the first source of information. It was also concluded that the interviewees, although they believe in the stock market, show insecure due to the macroeconomic scenarios, and that information from safe sources, simple language and easy access can provide them with more confidence.
Palavras-chave: proposta de valor
percepção de valor
mercado de ações
ecossistema de serviços
investidor em ações
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: ZITO, Walderez Cristina. Proposta e percepção de valor: um estudo exploratório do ecossistema de serviços de apoio ao investidor no mercado brasileiro de ações. 2021. 225 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4855
Data de defesa: 13-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALDEREZ CRISTINA ZITO.pdfWALDEREZ CRISTINA ZITO2.23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.