Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4815
Tipo do documento: Tese
Título: Territórios da rádio universitária no século XXI: estudo cultural de emissoras nos Estados Unidos e no Brasil
Autor: Cardoso, Lenize Villaça 
Primeiro orientador: Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Primeiro membro da banca: Souza Neto, João Clemente de
Segundo membro da banca: Maluly, Luciano Victor Barros
Terceiro membro da banca: Corrêa, Mirtes de Morais
Quarto membro da banca: Mello, Paulo César Barbosa
Resumo: O objetivo desta tese foi problematizar a existência das emissoras de rádios universitárias frente às exigências da contemporaneidade com questionamentos sobre gerenciamento, formato, aspectos socioculturais do público-alvo para descobrir se continuam cumprindo com seu papel educativo e cultural na sociedade. Para isso, realizou-se um estudo internacional sustentado pelo método da observação e da pesquisa de campo exploratória e qualitativa, em duas emissoras norte-americanas da State University of New York – SUNY: WCDB FM campus Albany e, a 89.1 FM The Point campus Brockport, e a Rádio Web Mackenzie, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Brasil. E foram encontradas desconexões territoriais entre a juventude digital e a comunidade acadêmica. Funcionários, alunos e professores foram ouvidos e apontaram o "uso inteligente e direcionado da tecnologia" como o caminho de volta para o sentimento de pertencimento e engajamento - tanto na produção quanto na divulgação de conteúdo - para essa reconexão. Caso contrário, essa mídia tradicional, forte impulsionadora da construção da cidadania, responsável pelo descerramento do conhecimento científico, "a voz" da produção cultural para e com a comunidade a qual pertence, corre o risco de ser “calada”.
Abstract: This thesis aims to problematize the existence of college radio stations in the face of the demands of contemporaneity with questions about management, format, sociocultural aspects of the target audience to find out if they continue to fulfill their educational and cultural role in society. For this, an international study was conducted supported by exploratory and qualitative field research in two North American stations of the State University of New York – SUNY: WCDB FM campus Albany and the 89.1 FM The Point campus Brockport and, in Brazil, The Rádio Web Mackenzie, from Mackenzie Presbyterian University, in which were pointed out territorial disconnections between digital youth and the academic community. Managers, employees, students and professors were heard in the three stations and observed that only the "intelligent and targeted use of technology" would bring back the belonging and engagement feelings - both in the production and outreach of the content - as the way for this reconnection. Otherwise, this traditional media, strong driver of the construction of citizenship, responsible for dissemination of scientific knowledge, "the voice" of cultural production to and with the community in which its belong, runs the risk of being muted.
Palavras-chave: 89.1 FM The Point
cultura
rádios universitárias
Rádio Web Mackenzie
WCDB FM Albany
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: CARDOSO, Lenize Villaça. Territórios da rádio universitária no século XXI: estudo cultural de emissoras nos Estados Unidos e no Brasil. 2020. 263 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4815
Data de defesa: 4-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divulgação não autorizada pelo autor.docxLenize Villaça Cardoso11.27 kBMicrosoft Word XMLBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons