Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4810
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desenho de sequências de aprendizagem como estratégia para o desenvolvimento profissional docente no ensino médio técnico do Senac São Paulo
Autor: Zatti, José Pablo 
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Segundo membro da banca: Aparício, Ana Silva Moço
Resumo: Este trabalho pretende, por meio da análise de um processo de aprendizagem da docência ligado à atuação no Ensino Médio Técnico, verificar qual é a contribuição do desenho de sequências de aprendizagem, enquanto estratégia formativa, para o desenvolvimento profissional docente nesse contexto. Para fundamentar a análise, baseei-me principalmente nos estudos de Carlos Marcelo Garcia sobre desenvolvimento profissional docente e formalidade e informalidade no processo de aprender a ensinar, bem como na obra de Lee S. Shulman sobre a base de conhecimento para o ensino e de Donald A. Schön sobre a reflexão inerente à prática docente. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma equipe de professores da Unidade São Miguel Paulista do Senac São Paulo, equipe constituída no marco da implantação nessa escola do Ensino Médio Técnico em Informática, curso caracterizado pelo seu currículo interdisciplinar. Por meio da análise de depoimentos obtidos a partir de questionários e da observação dos documentos gerados no processo de formação continuada desses professores, são reconhecidas as diversas experiências de aprendizagem formal e informal protagonizadas por eles em diferentes momentos do percurso formativo, bem como as percepções dos educadores em relação ao impacto dessas experiências na aprendizagem da docência e na própria prática docente. Nesse contexto, e a partir das informações e dos depoimentos coletados, as vivências caracterizadas pelo desenho de sequências de aprendizagem são descritas e analisadas no que diz respeito à sua incidência no desenvolvimento profissional docente.
Abstract: This work aims to verify the impact of learning design sequences, as a training strategy, on teacher professional development though an analysis of a learning process of a group of Technical and Vocational Education and Training (TVET) teachers. To support the analysis, I mainly adopted Carlos Marcelo Garcia’s studies on teacher professional development and the formal and informal process of learning to teach, Lee S. Shulman’s study on the knowledge base of teaching and Donald A. Schön’s study on the reflective practice that is inherent to teaching. The research was conducted with a group of teachers of the São Miguel branch of Senac São Paulo. This group was set up when the TVET course in Information Technology, which is characterized by its integrated curriculum, was implemented at that school. Through an analysis of the statements collected from surveys and the examination of the reports produced during the continuing education process of those teachers, it was possible to observe several formal and informal learning experiences in different moments of their educational process, and their perception of the impact of those experiences on their teaching education and on their teaching practice. In that context, and based on the statements and data collected, the experience that was identified by learning design sequences is described and analyzed in relation to its effect on teacher professional development.
Palavras-chave: desenvolvimento profissional docente
ensino médio técnico
aprendizagem formal e informal
desenho de sequências de aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: ZATTI, José Pablo. O desenho de sequências de aprendizagem como estratégia para o desenvolvimento profissional docente no ensino médio técnico do Senac São Paulo. 2021. 159 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4810
Data de defesa: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ PABLO ZATTI.pdfJosé Pablo Zatti2.63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons