Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4806
Tipo do documento: Tese
Título: Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood
Autor: Trevisan, Enrico Rosa 
Primeiro orientador: Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Primeiro membro da banca: Santi, Pedro Luiz Ribeiro de
Segundo membro da banca: Duarte, Marcos Nepomuceno
Terceiro membro da banca: Brito, Emerson Rodrigues de
Quarto membro da banca: Lopes, Ana Lucia de Souza
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de estudar obras cinematográficas da indústria de entretenimento norte-americano (Hollywood), em busca de relacionar os elementos de composição formal e estrutural do cinema com teorias e conceitos psicanalíticos, visando investigar o uso de técnicas de manipulação emocional do público espectador. Para alcançar o objetivo proposto, são analisados, em ordem crescente de complexidade: (1) o meio cinematográfico, suas formas e suas abordagens de estudo; (2) a abordagem cultural de análise cinematográfica; (3) os elementos estruturantes da construção narrativa fílmica; (4) as teorias sobre estrutura narrativa e o envolvimento emocional gerado pelo "o narrar histórias (Storytelling); (5) a leitura psicanalítica do cinema e seus principais conceitos; e, por fim; (6) a literatura técnica de manipulação emocional exposta por participantes da indústria cinematográfica norte-americana. A análise de obras cinematográficas, com seus respectivos cruzamentos teóricos, permite formular o argumento de que os elementos técnicos de roteirização são ferramentas que roteiristas hollywoodianos usam, de forma intencional, para produzir o maior impacto emocional possível no espectador, acionando três processos psíquicos descritos pela psicanálise - a empatia, a identificação e a catarse - que constituem a própria sequência estruturante da narrativa do cinema: As análises apresentadas nesta tese contribuem para o campo de estudos interdisciplinares na medida em que estabelecem relações entre a recepção psíquica de produtos culturais - como o cinema - e a história social.
Abstract: The present work aims to study cinematographic works from North American entertainment industry (Hollywood) in search of relating elements of formal and structural composition of cinema with psychoanalytical theories and concepts, aiming to investigate the intentional use of emotional manipulation techniques by the audience. To achieve the objective proposed, we have analyzed, in increasing order of complexity: (1) the cinematographic medium, its forms and its study approaches; (2) the cultural approach to film analysis; (3) the structuring elements of the film narrative construction; (4) theories about narrative structure and the emotional involvement generated by storytelling (5) the psychoanalytical reading of cinema and its main concepts and, finally; (6) the technical literature of emotional manipulation exposed by participants in the North American film industry. The analysis of cinematographic works, with their respective theoretical crossings, allows us to formulate the argument that screenplay technical elements are tools that Hollywood scriptwriters intentionally use to produce the greatest emotional impact possible on viewers, triggering three psychic processes described through psychoanalysis - empathy, identification and catharsis - which constitute the very structuring sequence of the cinema narrative. The analyzes presented in this thesis contribute to the field of interdisciplinary studies as they establish relationships between psychic reception of cultural products - as cinema - and social history.
Palavras-chave: estudos culturais
estrutura narrativa
cinema
psicanálise
storytelling
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Agencia(s) de fomento: Outros
Agencia(s) de fomento (Outros): Centro Universitário Senac
Citação: TREVISAN, Enrico Rosa. Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood. 2021. 206 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4806
Data de defesa: 3-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENRICO ROSA TREVISAN.pdfEnrico Rosa Trevisan3.06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons