Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4779
Tipo do documento: Tese
Título: História, arte, cinema e educação! Museu polimorfo e futuro possível para os Museus da Imagem e do Som: o caso do MIS de Campinas
Autor: Carvalho, Alexandre Sonego de 
Primeiro orientador: Almeida, Jane Mary Pereira de
Primeiro membro da banca: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Segundo membro da banca: Dennison, Stephanie
Terceiro membro da banca: Hardagh, Cláudia Coelho
Quarto membro da banca: Rodrigues, Ana Aparecida Villanueva
Resumo: A partir do estudo de caso do Museu da Imagem e do Som de Campinas, a presente pesquisa consiste em traçar um breve perfil do percurso histórico das instituições museais para compreender o contexto do surgimento dos museus da imagem e do som, mais especificamente o MIS de Campinas. Apontam-se elementos que configuram esta instituição como espaço híbrido e abre-se a discussão sobre o futuro destes espaços, compreendendo a potência da polimorfia no campo museológico. São resgatadas e analisadas as características basilares do MIS de Campinas, no campo do cineclubismo, e o seu papel nas ações educativas, a partir da formação para alunos e profissionais da Rede Municipal de Educação de Campinas. Reflete-se sobre a importância do posicionamento dos museus na atualidade, propondo ações dentro e fora deles, por intermédio de parcerias. Expõe-se também a relevância da sua aproximação com a comunidade, na construção da sua memória e na sua comunicação de maneira efetiva, estabelecendo um diálogo em todas as instâncias da sociedade. Ademais, debate-se o papel de suas expografias, delineando uma análise comparativa com o National Science And Media Museum, de Bradford, Reino Unido. Por fim, abre-se para debate e apontam-se caminhos possíveis para o futuro das instituições que possuem acervos audiovisuais, percebendo a dimensão da construção de expografias interativas, multimídias, democratizando o seu acesso a partir da ampliação deste espaço de difusão, tornando-o um ambiente digital, estendendo a sua atuação nas redes sociais, site e internet. Postula-se também que essas instituições museais precisam ser compreendidas como território de mediação cultural e, assim, constituir-se como um novo museu: polimórfico e híbrido, composto por acervos acessíveis e exposições dialógicas e interativas.
Abstract: This research delineates a historical overview of museums in order to understand the context of creation of Image and Sound Museums, particulary the Campinas Museum of Image and Sound (MIS-Campinas). By pointing to the elements that characterize this museum as an hibrid space, this study case states that polymorphism is precisely a key issue not only in the field of museography but also in museums’ near future. It identifies and analyzes the structural characteristics of MIS-Campinas in the field of Filmclub as well as its educational actions involving different actors of the local educational network. It explores and suggests actions to be developed within and beyond the space of the museum. In addition, it underlines museum’s community approach both in the construction of its memory and in the achievement of a fluid and effective communication with different social actors. By making a comparative analysis with the National Science and Media Museum, Bradford - UK- the research reveals the role of expographics. It finally points out some of the challenges that museums with audiovisual collections have as well as the possibilities that expographic offers to achieve and open and public access to their contents through social networks and their websites. It also suggests that these museums should be understood as a territory of cultural mediation and hence recreate themselves as polymorphic and hybrid spaces with open access to its collections as well as interactive and dialogical collections and exhibits.
Palavras-chave: MIS-Campinas
museu polimórfico
cineclubismo
educação nos museus
mediação cultural
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: CARVALHO, Alexandre Sonego de. História, arte, cinema e educação! Museu polimorfo e futuro possível para os Museus da Imagem e do Som: o caso do MIS de Campinas. 2021. 141 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4779
Data de defesa: 4-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE SONEGO DE CARVALHO.pdfAlexandre Sonego de Carvalho17.95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons