Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4646
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desenvolvimento do pensamento científico e a formação do professor de biologia
Autor: Almeida, Alexandre Henrique Moraes de 
Primeiro orientador: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Silva, João Roberto de Souza
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar como o desenvolvimento do pensamento científico é trabalhado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A intenção foi analisar como os alunos do último semestre do curso estão se desenvolvendo cientificamente. Para a realização da pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa e adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de questionários e realização de entrevistas com alunos no último semestre do curso de Biologia. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o conceito de formação docente e a importância do desenvolvimento do pensamento científico. O estudo fundamentou-se nas concepções teóricas de Deval (2005), Mizukami (1996), Nóvoa (2009) e Shulman (2014; 2016). Ao final da pesquisa, constatamos que, no campo da formação docente, ainda precisamos avançar na construção de currículos, em especial no Ensino Superior, que tratem de estratégias para o desenvolvimento do pensamento científico
Abstract: This research aimed to investigate how the development of scientific thinking is carried out in the Biological Sciences Degree course. The intention was to analyze how students, in the last semester of the course, are developing scientifically. To conduct the research, we opted for a qualitative approach and adopted the following methods: applying questionnaires and conducting interviews with students in the last semester of the biology course. The theoretical framework used shows several ways of understanding the concept of teacher education and the importance of the development of scientific thinking. The study was based on the theoretical conceptions of Deval (2005), Mizukami (1996), Nóvoa (2009) and Shulman (2014; 2016). At the end of the research, we found that, in the field of teacher education, we still need to advance in the construction of curricula, especially in Higher Education, which deal with strategies for the development of scientific thinking.
Palavras-chave: pensamento científico
formação docente
licenciatura em Ciências Biológicas.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Agencia(s) de fomento: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Citação: ALMEIDA, Alexandre Henrique Moraes de. O desenvolvimento do pensamento científico e a formação do professor de biologia. 2020. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4646
Data de defesa: 27-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE HENRIQUE MORAES DE ALMEIDA.pdfAlexandre Henrique Moraes de Almeida 907.71 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons