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Tipo do documento: Dissertação
Título: Capacidade dinâmica gerencial de escolas privadas brasileiras de educação básica
Autor: Ventura, Lia Schuch 
Primeiro orientador: Sambiase, Marta Fabiano
Primeiro membro da banca: Meirelles, Dimaria Silva e
Segundo membro da banca: Martins, Elvis Silveira
Resumo: Este trabalho visa identificar a Capacidade Dinâmica Gerencial (CDG) na gestão de instituições de ensino básico privado no Brasil. A capacidade dinâmica gerencial é útil para estudos cujos interesses estão focados na compreensão das decisões gerenciais, principalmente, além daestratégia empresarial, podendo envolver mudanças estratégicas e desempenho corporativo sob condições de mudança; assim, as capacidades dinâmicas gerenciais são capacidades pelas quais empreendedores e gestores constroem, integram e reconectam recursos e competências organizacionais (ADNER; HELFAT, 2003). Uma vez que o conceito de CDG se apresenta, na literatura, abrangente e com integração de outros conceitos, como capital humano, social e cognitivo, não foram encontrados estudos empíricos quantitativos e qualitativos, que tratassem de todos estes aspectos da gestão organizacional. No ambiente de gestão de escolas privadas de ensino básico brasileiras, a capacidade dinâmica gerencial se torna um desafio maior uma vez que há uma tendência da gestão destas organizações ser realizada por profissionais da educação e vindos de outras áreas de licenciatura, que não a administração de empresas. Além disso, os estudos empíricos voltados ao segmento de educação básica na literatura nacional, fundamentalmente, estão focados no mais no desempenho escolar do que no desempenho empresarial. Neste contexto, para conhecer a CDG de escolas privadas de ensino básico, este estudo também persegue o objetivo metodológico de verificar a validade de uma escala quantitativa para o constructo capacidade dinâmica gerencial em suas três dimensões: capital humano, capital cognitivo e capital social. A pesquisa foi realizada com coleta de dados qualitativa com doze gestores, e com uma amostra válida de 214 respondentes de um questionário criado a partir da revisão de literatura, revisão de outras escalas de CDG e análise de entrevistas com gestores de escolas privadas de educação básica presentes nas cinco regiões do Brasil. Os dados foram tratados com técnicas de estatística descritiva, onde a análise fatorial exploratória confirma maior poder explicativo se forem consideradas as três dimensões do constructo. Cada uma das dimensões de capital humano, social e cognitivo mostraram validade estatística e analítica de seus fatores. Por fim, a presente pesquisa avança na compreensão deste conceito e contribui com melhor compreensão da capacidade gerencial escolar, podendo, com isto, levar mais conhecimento de gestão aos gestores escolares, uma vez que um relatório técnico será enviado aos participantes desta pesquisa.
Abstract: This work aims to identify the Dynamic Managerial Capability (DMC) of private basic education institutions in Brazil. The dynamic managerial capability is useful for studies whose interests are focused on understanding managerial decisions, mainly, beyond business strategy, and also, it may involve strategic changes and corporate performance under changing conditions; thus, the dynamic managerial capabilities are capabilities by which entrepreneurs and managers build, integrate and reconnect resources and organizational skills (ADNER; HELFAT, 2003). Since the concept of DMC is presented in literature as comprehensive and with integration of other concepts such as human, social and cognitive capital, no quantitative and qualitative empirical studies have been found to address all these aspects of organizational management. In the management environment of private Brazilian elementary schools, the dynamic managerial capacity becomes a major challenge since there is a tendency for the management of these organizations to be carried out by education professionals and coming from other areas than business administration. In addition, empirical studies focused on the basic education segment in the national literature are fundamentally focused on school performance rather than business performance. In this context, in order to get to know the DMC of private basic education schools, this study also pursues the methodological objective of verifying the validity of a quantitative scale for the construction of dynamic managerial capacity in its three dimensions: human capital, cognitive capital and social capital. The survey was carried out with qualitative data collection with twelve managers, and with a valid sample of 214 respondents from a questionnaire created from the literature review, review of other scales, and analysis of interviews with managers of private basic education schools present in the five regions of Brazil. The data were treated with descriptive statistical techniques, where exploratory factorial analysis confirms greater explanatory power if the three dimensions of the construct are considered. Each of the dimensions of human, social, and cognitive capital showed statistical and analytical validity of its factors. Finally, this research advances the understanding of this concept and contributes to a better understanding of school management capacity, thus being able to bring more management knowledge to school managers, since a technical report will be sent to the participants of this research.Keywords: management dynamics; school management; elementary education; private school
Palavras-chave: capacidade dinâmica gerencial
gestão escolar
educação básica
escola privada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: VENTURA, Lia Schuch. Capacidade dinâmica gerencial de escolas privadas brasileiras de educação básica. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4608
Data de defesa: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

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