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Tipo do documento: Tese
Título: O ensino da língua portuguesa nos cursos de graduação das ciências sociais aplicadas: a busca de sentido
Autor: Luciani, Luciana Paula Bento 
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Primeiro membro da banca: Martins, Valéria Bussola
Segundo membro da banca: Carneiro, Wanderley
Terceiro membro da banca: Casagrande, Nancy dos Santos
Quarto membro da banca: Nunes, Elida Jacomini
Resumo: Ainda que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) não estabeleçam a obrigatoriedade do ensino da língua portuguesa nos bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, esta é uma área do saber comumente ofertada nas respectivas grades curriculares. Como pode ser constatado nas DCN desses três campos, há a especificação de competências e habilidades que devem ser garantidas aos alunos para sua interação comunicativa, oral e escrita, em prol do esperado desempenho profissional. Essas competências e habilidades, seguramente, podem ser aprimoradas com a mediação do professor de português. Diante desse contexto, a presente tese tem como objetivo a produção de conhecimento acerca das competências comunicativas que o professor universitário de Língua Portuguesa deve considerar e integrar em seu planejamento e em suas ações de ordem didático-pedagógica, a fim de favorecer a aprendizagem significativa da língua, bem como o interesse discente pela disciplina e o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à comunicação para os alunos dos referidos cursos de graduação. A fim de contemplar o problema proposto, como método de pesquisa, é empregada a pesquisa-ação. A investigação foi desenvolvida com egressos de uma Instituição de Ensino Superior privada, sem fins lucrativos, localizada na cidade de São Paulo. Ademais, foram analisados 192 anúncios de empregos, publicados na rede social LinkedIn, com a finalidade de verificar quais competências comunicativas são profissionalmente requisitadas aos graduados das áreas investigadas. Como fundamentação teórica acerca do fazer pedagógico, recorre-se, principalmente, aos pressupostos de Paulo Freire (1994, 2000, 2001, 2014, 2015, 2016). Também necessárias são as contribuições de pesquisadores que tratam da formação e atuação docente em Letras, da aprendizagem significativa e da Linguística Aplicada para o ensino da língua portuguesa. Como resultado, além de produzir conhecimento sobre as competências comunicativas que devem ser consideradas pelo professor universitário de Língua Portuguesa para o processo de ensino-aprendizagem, esta tese discute e apresenta como uma disciplina com vistas aos estudos linguísticos é essencial à formação integral dos egressos dos cursos selecionados e, portanto, necessária e pertinente nas respectivas grades curriculares.
Abstract: Although the National Curricular Guidelines (DCN) do not require the teaching of the Portuguese language for the undergraduate courses in Business Management, Accounting and Economics, such subject is commonly included in their curricula. The DCN of these three courses specify the competences and skills that must be achieved, for students to have the oral and written communicative interaction expected for professional performance. Such competences and skills can certainly be enhanced with de mediation of the Portuguese Professor. Accordingly, the purpose of this dissertation is to investigate which communicative competences University Portuguese Professors must consider including in their planning and pedagogical-didactic actions, in order to foster the meaningful learning of the language, as well as the learners’ interest in the subject and the development of competences and skills directed towards communication, for the undergraduate students of the courses examined herein. With a view to analyzing the proposed problem, we used action-research as methodology. The study was carried out with graduates of a non-profit private institution of college education, located in the city of São Paulo. Furthermore, we analyzed 192 job advertisements, published in the social network LinkedIn, with the aim of verifying which communicative competences are professionally required from graduates of the areas considered herein. The theoretical framework of this dissertation is mainly based on pedagogical actions according to Paulo Freire (1994, 2000, 2001, 2014, 2015, 2016). We also used contributions of researchers who address teacher qualification and practice in the area of Language, meaningful learning and Applied Linguistics for the teaching of Portuguese. As a result, this dissertation produces knowledge of which communicative competences must be considered by University Portuguese Professors, in the teaching and learning process. Moreover, this research discusses how a subject, which is directed towards language studies, is essential for the comprehensive education of the graduates of the courses selected. Therefore, such subject is necessary for and pertinent to their respective curricula.
Palavras-chave: língua portuguesa
competências comunicativas
professor universitário
aprendizagem significativa
Área(s) do CNPq: CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Instituto Presbiteriano Mackenzie
Citação: LUCIANI, Luciana Paula Bento. O ensino da língua portuguesa nos cursos de graduação das ciências sociais aplicadas: a busca de sentido. 2020. 154 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4580
Data de defesa: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado - Letras

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