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Tipo do documento: Tese
Título: Juventudes, vidas e trajetórias: análise reflexiva acerca da apropriação feita pelo jovem das atividades socioeducativas e socioculturais dos CEUs e os impactos potenciais em sua trajetória de vida
Autor: Nascimento, Roseli Machado Lopes do 
Primeiro orientador: Souza Neto, João Clemente de
Primeiro membro da banca: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Segundo membro da banca: Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Terceiro membro da banca: Borin, Marisa do Espírito Santo
Quarto membro da banca: Consorte, Josildeth Gomes
Resumo: A pesquisa aborda o processo de apropriação desenvolvido pelos jovens, ora egressos, que participaram da experiência das Ações e Atividades Socioeducativas e Socioculturais (ASESCs), enquanto ações de Educação Social, que ocorrem nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da cidade de São Paulo – neste estudo os CEUs Butantã (na zona Oeste) e Navegantes (na zona Sul). Busca analisar os impactos nas trajetórias de vidas desses atores sociais do ponto de vista pessoal, familiar e coletivo. Objetiva refletir sobre a experiência educativa vivida pelos jovens e a narrativa produzida a partir dali enquanto possibilidade de educação integral e integradora, de ética e dignidade aos jovens em questão. Procura, ainda perceber como se dá a apropriação de saberes e valores nesse processo de mediação socioeducativa e sociocultural. E como esse encontro transforma o ser humano que, por sua vez, pode transformar a realidade. Para esta pesquisa investigaremos a trajetória de jovens entre 15 e 29 anos de idade, residentes do entorno social da comunidade dos CEUs em estudo. Após 15 anos de inplantação essa política pública de caráter social, é possível saber como o jovem se apropriou das atividades socioeducativas e socioculturais dos CEUs e quais os impactos disso em sua trajetória de vida?
Abstract: The research discusses the appropriation process developed by young people who participated in the experience of socio-educational and sociocultural actions, and activities (ASESCs), while Social Education actions, which occur in the CEUs (Unified educational Centers) of the city of São Paulo – in this study the “CEU Butantã” (in the West Zone) and “CEU Navegantes” (in the South Zone). It seeks to analyze the impacts on the life trajectories of these social actors from a personal, family and collective point of view. It aims to reflect on the educational experience lived by young people and the narrative produced from there as a possibility of integral and integrative education, ethics and dignity to the young people in question. It also seeks to understand how knowledge and values are appropriated in this process of socio-educational and sociocultural mediation. And how this meeting transforms the human being who, in turn, can transform reality. For this research we will investigate the trajectory of young people between 15 and 29 years old, residents of the social environment of the community of the CEUs under study. After 15 years of implementing this social and public policy, is it possible to know how the young person appropriated the socio-educational and sociocultural activities of the CEUs and what are the impacts of this in their life trajectory?
Palavras-chave: juventude
apropriação
experiências
Centro Educacional Unificado (CEU)
Ações e Atividade socioeducativo e sociocultural (ASESCs)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Fundo Mackenzie de Pesquisa
Citação: NASCIMENTO, Roseli Machado Lopes do. Juventudes, vidas e trajetórias: análise reflexiva acerca da apropriação feita pelo jovem das atividades socioeducativas e socioculturais dos CEUs e os impactos potenciais em sua trajetória de vida. 2020. 237 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) -Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4500
Data de defesa: 11-Mar-2020
Aparece nas coleções:Doutorado - Educação, Arte e História da Cultura

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