Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4445
Tipo do documento: Tese
Título: Criação e contação de histórias: um jogo de dados com ação poética e sua contribuição na formação inicial docente
Autor: Ferreira, Simônica da Costa 
Primeiro orientador: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Souza, Renata Junqueira de
Terceiro membro da banca: Silva, Débora Cardoso da
Quarto membro da banca: Gaspar, Débora da Rocha
Resumo: A presente pesquisa se iniciou na valorização da contação de histórias na formação inicial docente no curso de Pedagogia e se desdobrou na criação de histórias com a produção de um jogo de dados intitulado Dados Poéticos. As suas três versões evidenciam a abordagem metodológica pautada na pesquisa-ensino (PENTEADO, 2010) e a/r/tográfica (DIAS; IRWIN, 2013). Compreendendo o contar história como uma “sinfonia orquestrada por palavras” (SISTO, 2012) e por imagens de obras arte, a pesquisa enveredou pelos estudos de Machado (2004), Huizinga (2000); Vigotski (2014), entre outros. A pesquisa de campo com o jogo Dados Poéticos foi desenvolvida com três grupos distintos em duas universidades particulares. Para cada um destes grupos foi realizada uma sessão em quatro etapas: a) jogo; b) criação de histórias; c) encenação; d) resposta ao questionário avaliativo. A análise das histórias criadas e de suas narrações com diferentes linguagens e das respostas ao questionário aponta a leitura de obras de arte, a produção de textos, o trabalho em equipe, a interação, o uso do imaginário, a narração por meio de diferentes linguagens � teatro, dança, música, produções de contos, poemas, fábulas � e o processo colaborativo, entre outros. Todos estes aspectos provocados pelo jogo evidenciaram sua potência como uma ação poética significativa com contribuições efetivas na formação inicial docente, pois possibilita o aprender a aprender levando o discente em formação a acreditar em seu potencial e valorizar as práticas criativas e interdisciplinares que o jogo proporciona.
Abstract: The present research started in the valorization of storytelling in the initial teacher education in the Pedagogy course and it unfolded in the creation of stories with the production of a dice game entitled Dados Poéticos. Its three versions show the methodological approach based on teaching-research (PENTEADO, 2010) and a / r / tographic (DIAS; IRWIN, 2013). Understanding storytelling as a “symphony orchestrated by words” (SISTO, 2012) and by images of works of art, the research embarked on the studies of Machado (2004), Huizinga (2000); Vigotski (2014), among others. The field research with the game Dados Poéticos was developed with three distinct groups in two private universities. For each of these groups, a session was held in four stages: a) game; b) creating stories; c) staging; d) response to the evaluation questionnaire. The analysis of the stories created and their narrations with different languages and the responses to the questionnaire points out the reading of works of art, the production of texts, teamwork, interaction, the use of the imaginary, narration through different languages � theater, dance, music, short story production, poems, fables � and the collaborative process, among others. All these aspects provoked by the game showed its potency as a significant poetic action with effective contributions in the initial teacher education, as it enables learning to learn by taking the student in training to believe in its potential and to value the creative and interdisciplinary practices that the game provides.
Palavras-chave: contação de histórias
jogos
pedagogia
arte
formação inicial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Agencia(s) de fomento: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Citação: FERREIRA, Simônica da Costa. Criação e contação de histórias: um jogo de dados com ação poética e sua contribuição na formação inicial docente. 2020. 139 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4445
Data de defesa: 3-Set-2020
Aparece nas coleções:Doutorado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMÔNICA DA COSTA FERREIRA.pdfSimônica da Costa Ferreira19.66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons