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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um diálogo entre as constru[(a)ções] da percepção negativa do negro na sociedade brasileira e a exposição “Histórias Afro-Atlânticas” como plataforma de con[ver]s[ações] de mudança dessa percepção
Autor: Caetano, Sheila Cristina Silva Aragão 
Primeiro orientador: Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Primeiro membro da banca: Souza Neto, João Clemente de
Segundo membro da banca: Pederiva, Ana Barbara Aparecida
Resumo: A sociedade brasileira tem feito o negro trilhar um caminho de percepção negativa devido a processos históricos e culturais que, de forma geral, atravancam a aceitação e o reconhecimento dele; gerando ao mesmo tempo visibilidade para ser identificado como alvo e ser marginalizado, enquanto gera assim uma espécie de invisibilidade social, cultural e econômica. Esta dissertação visa mostrar as ações que construíram o imaginário social do negro na sociedade brasileira e também dialogar com as ações de arte em museus a fim de desfrutar delas para a amenização do racismo, uma vez que este é estrutural e, portanto, permeia diversas camadas e, por isso, não é algo simples de ser resolvido. Para isso, utilizou-se a exposição “Histórias Afro-Atlânticas” como instrumento de pesquisa. O referencial teórico para problematizar o negro no Brasil passou por Florestan Fernandes, Alberto Guerreiro Ramos, Silvio de Almeida e Adilson Moreira. Para entender e para uma maior compreensão sobre como a arte pode ser um caminho transformador da percepção construída do negro na sociedade brasileira, investigou-se os propósitos da arte a partir da perspectiva teóricometodológica de Ernst Cassier e Tamuu Mäki, bem como o método da História Oral para obtenção de resultados práticos dessa teoria.
Abstract: razilian society has made black follow a path of negative perception due to historical and cultural processes that, in general, hinder their acceptance and recognition; while enerating visibility to be identified as a target and to be marginalized, for as much as generating a kind of social, cultural and economic invisibility. This dissertation aims to show the actions that built the social imagination of black people in Brazilian society and also to dialogue with the art actions in museums in order to enjoy them for the softening of racism, since it is structural and, therefore, permeates several layers, and so it is not simple to solve. For this, the exhibition “Afro- Atlantic Stories” (“Histórias Afro-Atlânticas”) was used as a research tool. The theoretical framework for problematizing black people in Brazil passed it through Florestan Fernandes, Alberto Guerreiro Ramos, Silvio de Almeida and Adilson Moreira. To understand and for a better understanding of how art can be a transforming way of the perception constructed of black in Brazilian society, the purposes of art were investigated from the methodological theoretical perspective of Ernst Cassier and Tamuu Mäki. As well as the Oral History method for obtaining practical results from this theory.
Palavras-chave: exposição “Histórias Afro-Atlânticas”
racismo
negro
arte
sociedade brasileira
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: CAETANO, Sheila Cristina Silva Aragão. Um diálogo entre as constru[(a)ções] da percepção negativa do negro na sociedade brasileira e a exposição “Histórias Afro-Atlânticas” como plataforma de con[ver]s[ações] de mudança dessa percepção. 2020. 177 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4381
Data de defesa: 21-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

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