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Tipo do documento: Dissertação
Título: O impacto das práticas do gerenciamento de falhas e erros na satisfação, engajamento e aprendizagem do trabalhador
Autor: Kussano, Walter Shuiti 
Primeiro orientador: Bido , Diógenes de Souza
Primeiro membro da banca: Perez, Gilberto
Segundo membro da banca: Guedes, Liliana Vasconcellos
Resumo: As organizações são constituídas por pessoas e independente do segmento de negócio da empresa, onde o ser humano tem atuação, invariavelmente é responsável por falhas que provocam consequências como: produtos defeituosos, retrabalhos, acidentes e a insatisfação dos clientes. Um caminho para se aproveitar essas ocorrências como oportunidades de melhoria é por meio da implantação da cultura do gerenciamento de falhas e erros, sendo o objetivo principal desta pesquisa: avaliar o impacto da cultura do gerenciamento de falhas e erros, na aprendizagem individual, satisfação e engajamento do colaborador, por meio das práticas organizacionais: comportamento de ajuda de colegas de trabalho, gestão aberta e o empoderamento do colaborador. A coleta de dados foi realizada no início do ano de 2020 em uma indústria nacional, que possuía o compromisso com a qualidade e respeito ao indivíduo, sendo coletados 128 questionários válidos. A análise dos dados foi realizada por meio da modelagem de equações estruturais, sendo confirmadas oito das treze hipóteses testadas, cujos resultados que podem ser destacados são que a cultura do gerenciamento de falhas e erros influencia positivamente o suporte social, o empoderamento e uma gestão aberta. Pelos resultados apurados, evidenciou-se que as variáveis gestão aberta e suporte social dos colegas influenciam positivamente a satisfação no trabalho. Já a variável satisfação no trabalho influencia o construto engajamento e também foi identificado que as variáveis engajamento e satisfação no trabalho influenciam a aprendizagem do indivíduo no local de trabalho. Os resultados confirmaram que empoderamento não influencia: a satisfação no trabalho, o engajamento e a aprendizagem individual no local de trabalho. Como também, as variáveis: gestão aberta e o suporte social não influenciam o engajamento. Um ponto positivo a destacar é que 20% ou mais da variância das variáveis endógenas foi explicada pelo modelo proposto. Frente a esses resultados, é possível identificar pontos de melhorias ou de atenção na organização foco da pesquisa, com a possibilidade de construção de um plano de ação com foco no desenvolvimento de pessoal, além disso, as escalas validadas para o contexto brasileiro podem ser usadas em futuras pesquisas ou pelas empresas para fins de diagnóstico e gestão.
Abstract: Organizations are made up of people and regardless of the company's business segment, where human beings are active, they are invariably responsible for failures that cause consequences such as: defective products, rework, accidents and customer dissatisfaction. One way to take advantage of these occurrences as opportunities for improvement is through the implementation of the culture of failure and error management, the main objective of this research: assessing the impact of the culture of failure and error management, on individual learning, satisfaction and employee engagement through organizational practices: help behavior from coworkers, open management and employee empowerment. Data collection was carried out at the beginning of 2020 in a national industry, which was committed to quality and respect for the individual, with 128 valid questionnaires being collected. Data analysis was carried out through the modeling of structural equations, eight of the thirteen tested hypotheses being confirmed, whose results that can be highlighted are that the culture of failure and error management positively influences social support, empowerment and open management . From the results obtained, it was evidenced that the variables open management and social support from colleagues positively influence job satisfaction. The variable job satisfaction influences the engagement construct and it was also identified that the variables engagement and job satisfaction influence the individual's learning in the workplace. The results confirmed that empowerment does not influence: job satisfaction, engagement and individual learning in the workplace. As well, the variables: open management and social support do not influence engagement. A positive point to note is that 20% or more of the variance of endogenous variables was explained by the proposed model. In view of these results, it is possible to identify points of improvement or attention in the organization that is the focus of the research, with the possibility of building an action plan focused on personnel development, in addition, the scales validated for the Brazilian context can be used in future research or by companies for diagnostic and management purposes.
Palavras-chave: práticas do gerenciamento de falhas e erros
suporte social
empoderamento
gestão aberta
satisfação no trabalho
engajamento do trabalhador e aprendizagem individual
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: KUSSANO, Walter Shuiti. O impacto das práticas do gerenciamento de falhas e erros na satisfação, engajamento e aprendizagem do trabalhador. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4303
Data de defesa: 8-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

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