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Tipo do documento: Tese
Título: Um metamodelo para o processo de design de recursos educacionais abertos multiculturais
Autor: Santana, Edie Correia 
Primeiro orientador: Silveira, Ismar Frango
Primeiro membro da banca: Omar, Nizam
Segundo membro da banca: Amiel, Tel
Terceiro membro da banca: Paragarino, Virginia Rodes
Resumo: Os movimentos Openness e Educação Aberta tratam o conhecimento como um bem público, tendo como premissas a liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir recursos educacionais. Os Recursos Educacionais Abertos (REAs) fazem parte desses movimentos e têm como finalidade promover o acesso ao conhecimento e à qualidade do ensino através de recursos disponibilizados abertamente. Embora os REAs sejam utilizados por diferentes tipos de estudantes, com diferentes perfis e em contextos culturais diferentes, geralmente são recursos criados e mantidos sem levar em consideração o contexto cultural do estudante, mas a atenção a esse aspecto é de suma importância, pois pode impactar a capacidade de acessar e aprender um determinado conteúdo. Esta tese tem como objetivo propor um metamodelo - denominado REAM Metamodel - para apoiar a representação de questões culturais em processos de design de REAs. Este metamodelo engloba quatro componentes: as RMGuidelines, um conjunto de diretrizes organizadas por dimensões que visam auxiliar a equipe de design; o RMQuestionnaire, um questionário baseado nas RMGuidelines para avaliação das representações realizadas; o indicador iREAM, que quantifica as representações por meio de um cálculo; e a ferramenta computacional iREAMTools, que auxilia o gerente do projeto do REA a administrar as informações e calcular o indicador iREAM. O REAM Metamodel foi avaliado quali-quantitativamente em três intervenções realizadas com alunos, professores e profissionais de diversas áreas, a fim de avaliar sua pertinência. Verificou-se que o metamodelo auxiliou e se mostrou adequado quanto à representação de questões multiculturais no processo de design de REAs. Também se percebeu que algumas diretrizes não puderam ser seguidas devido à falta de tempo e em decorrência do foco que o processo de design possuía, o que impactou diretamente no indicador iREAM dos projetos. Verificou-se também que todos os componentes do REAM Metamodel podem ser expandidos em futuras pesquisas.
Abstract: The Openness and Open Education movements treat knowledge as a public good, with the premise of the freedom to use, customize, enhance and redistribute educational resources. Open Educational Resources (OER) are part of these movements with the intention of promoting access and quality of education through openly available resources. Although OERs are used by different types of students, with different profiles and in different cultural contexts, they are usually created and maintained without regard to the student's cultural context and attention to these aspects is of paramount importance as it may impact student's ability to access and learn certain content. This thesis aims to propose a metamodel - called REAM Metamodel - to support the representation of cultural issues in OER design processes. This metamodel includes four components: RMGuidelines, a set of dimensioned guidelines intended to assist the design team; the RMQuestionnaire, a questionnaire based on RMGuidelines to evaluate the representations made; the iREAM indicator that quantifies the representations by means of a calculation; and the iREAMTools computational tool that assists the REA project manager to manage project information and calculate the iREAM indicator. The REAM Metamodel was qualitatively and quantitatively evaluated in three interventions with students, teachers and professionals from different areas in order to verify its relevance. It was found that the metamodel assisted and proved adequate to help the representation of multicultural issues in the OER design process. It was also realized that some guidelines could not be followed due to lack of time and also because of the focus that the design process had, which directly impacted the projects iREAM indicator. It has also been found that all REAM Metamodel components can be expanded in future research.
Palavras-chave: recursos educacionais abertos
metamodelo
design
cultura
educação aberta
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Programa: Engenharia Elétrica
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: SANTANA, Edie Correia. Um metamodelo para o processo de design de recursos educacionais abertos multiculturais. 2019. 153 f. Tese (doutorado em Engenharia Elétrica e Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4266
Data de defesa: 16-Out-2019
Aparece nas coleções:Doutorado - Engenharia Elétrica e Computação

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