Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4253
Tipo do documento: Tese
Título: O educador-pescador: uma metáfora sobre a formação empática do professor a partir de Rogers, Jung, Hemingway
Autor: Oliveira, Igor Alves Dantas de 
Primeiro orientador: Ambrogi, Ingrid Hötte
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Mendes, Marcel
Terceiro membro da banca: Feijó, Martin Cezar
Quarto membro da banca: Bidarra, Clemara
Resumo: Este trabalho versa sobre o desenvolvimento do olhar empático como parte do processo da formação de professores para atuação como facilitadores da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica e qualitativa tendo por base referencial principal os autores Carl Rogers da Psicologia Humanista e Carl Gustav Jung da Psicologia Analítica. Pretende-se demonstrar através da reflexão das balizas propostas que o processo da formação empática do professor demanda um olhar para dentro antes de um olhar para o outro reconhecendo suas próprias fragilidades pessoais para então conseguir facilitar a autorrealização de seus alunos em todas as dimensões. A pesquisa se utiliza da obra literária "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway para uma construção metafórica do educador-pescador, aquele que busca dentro de si os elementos para o desenvolvimento empático que poderá ser útil em uma abordagem facilitadora de aprendizagem. Esta é uma pesquisa interdisciplinar nas áreas de Educação, Arte e História da Cultura com enfoque na Psicologia da Aprendizagem em uma abordagem Humanista da Educação.
Abstract: This thesis sets forth the development of an emphatic look as part of educator's development for acting as facilitators of the learning process. This is a theoretical, bibliographical and qualitative research based mainly on authors Carl Rogers of Humanistic Psychology and Carl Gustav Jung of Analytical Psychology. The essay intends to demonstrate through reflection upon the proposed theoretical basis that the process of developing empathy requires educators to look at themselves before looking at others. It requires recognizing their own weaknesses before being able to facilitate Roger's self-actualization of students in every dimension. This research uses the literary work of Ernst Hemingway "The Old Man and the Sea" for constructing a metaphor of the Fisher-Educator - the educator who searches inside him or herself for elements that will enable the development of empathy, which will in turn enable a learning-facilitating approach. This is an interdisciplinary research in the fields of Education, the Arts, and History of Culture, focusing on Psychology of Learning through a humanistic approach to education.
Palavras-chave: educação centrada no aluno
olhar empático
formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Agencia(s) de fomento: Fundo Mackenzie de Pesquisa
Citação: OLIVEIRA, Igor Alves Dantas de. O educador-pescador: uma metáfora sobre a formação empática do professor a partir de Rogers, Jung, Hemingway. 2019. [140 f.]. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4253
Data de defesa: 16-Dez-2019
Aparece nas coleções:Doutorado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Igor Alves Dantas de Oliveira.pdfIgor Alves Dantas de Oliveira1.73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.