Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4219
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da inteligência competitiva para o desenvolvimento do modelo de negócios: um estudo no segmento de puericultura
Autor: Adum, Samir Hussain Nami 
Primeiro orientador: Perez, Gilberto
Primeiro membro da banca: Silva e Meirelles, Dimária
Segundo membro da banca: Cappellozza, Alexandre
Terceiro membro da banca: Pinochet, Luis Hernan Contreras
Resumo: Com a realização deste estudo, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como o uso da inteligência competitiva contribui para o desenvolvimento do modelo de negócios no segmento de puericultura? O método de pesquisa para coleta e análise de dados escolhido foi o de caráter qualitativo, do tipo descritivo e exploratório, sendo a coleta dos dados feita por meio de entrevistas, mediante um roteiro estruturado. Foram entrevistados seis gestores de pequenas e médias empresas no segmento de puericultura, em sua maioria fundadores ou sucessores que fazem a gestão. Para a análise de dados e inferências dos resultados, foi utilizada a análise de conteúdo, sendo que os resultados obtidos foram analisados a partir da formação de seis categorias, indicando que a adoção da inteligência competitiva trouxe alguma contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento do modelo de negócios das empresas estudadas. Os resultados também indicaram a não existência de um sistema de informações específico para a coleta, a análise e o processamento das informações. Contudo, os entrevistados relataram que, de alguma forma, utilizam as informações sobre mercado, concorrentes e tendências de mercado no seu processo de decisão, mesmo que de maneira não sistematizada. Foi possível identificar indícios de que a adoção da inteligência competitiva pelas empresas de puericultura auxilia os gestores nos seus processos de decisão a fim de promoverem adequações ao seu modelo de negócios e de se manterem competitivos no mercado em que atuam. Por fim, identificaram-se indícios de que a inteligência competitiva contribui para a criação, configuração e apropriação de valor no modelo de negócios no segmento de puericultura.
Abstract: With this study, we verified how the adoption and use of competitive intelligence contribute to the development and improvement of the business model of companies in the childcare segment. The research method for data collection and analysis we chose was qualitative, descriptive, and exploratory, and data collection was done through interviews with a structured script. Six managers of small and medium-sized companies were interviewed in the childcare segment, mostly founders or successors who manage them. For data analysis and results from inferences, we used content analysis, and the research results were analyzed based on the formation of six categories, indicating that the adoption of competitive intelligence contributed to the development and improvement of the business model in the childcare segment. The results also showed the nonexistence of a specific information system for the collection, analysis, and processing of the information. However, respondents reported that they somehow use market information, competitors, and market trends in their decision-making, even informally. It was possible to identify evidence that the adoption of competitive intelligence by childcare companies, helped managers in their decision-making processes, to promote changes in their business model, to remain competitive in the market in which they operate. Finally, we found that competitive intelligence contributes to the creation, configuration, and appropriation of value in the business model in the childcare segment.
Palavras-chave: inteligência competitiva
modelo de negócios
puericultura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Citação: ADUM, Samir Hussain Nami. O uso da inteligência competitiva para o desenvolvimento do modelo de negócios: um estudo no segmento de puericultura. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4219
Data de defesa: 3-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMIR HUSSAIN N ADUM.pdfSamir Hussain Nami Adum1.34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons