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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação profissional para jovens: um estudo baseado no egresso do programa de aprendizagem do Senac Jundiaí
Autor: Ferraz, Luciany Oliveira 
Primeiro orientador: Souza Neto , João Clemente de
Primeiro membro da banca: Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Segundo membro da banca: Dias, Elaine Teresinha Dal Mas
Resumo: Este estudo tem o objetivo de identificar as apropriações constituídas a partir das experiências de aprendizagem dos egressos do Programa de Aprendizagem no SENAC Jundiaí, orientando-se na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na trajetória de vida dos egressos entrevistados. Esta pesquisa integra-se ao grupo de estudos em Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie na linha de Formação do Educador para a Interdisciplinaridade, evidenciando o interesse em pesquisar um programa social de grande representatividade nacional para a juventude. Em um país onde os jovens pertencem a uma parcela da população com maiores riscos de vulnerabilidade social marcados pelo desemprego, baixa escolaridade e violência, cria-se a necessidade de uma reflexão a respeito das políticas públicas de proteção e amparo deste público, sendo que nesta pesquisa concentramos nossas discussões nas políticas que envolvem a educação para o trabalho focando especificamente na lei da aprendizagem nº 097/2000, discutindo suas diretrizes legais, abordagens pedagógicas, aderência no mercado de trabalho e a visão dos egressos desta aprendizagem. Para compreender como os egressos apropriam-se e internalizaram os conhecimentos dessa experiência de aprendizagem, aplicamos várias etapas de aproximação com o sujeito, coletando dados de forma online e presencial, na pesquisa de campo realizamos entrevistas juntos a unidade do SENAC Jundiaí, no Centro de Memória do SENAC SP e com os egressos, toda essa coleta de dados gerou informações importantes para a interpretação de fatos históricos, sociais e econômicos deste programa social, consolidando a participação voluntária de 50 egressos do Programa de Aprendizagem do SENAC Jundiaí, 01 gestora do SENAC Jundiaí e 02 funcionários do Centro de Memória do Senac SP
Abstract: This study aims to identify the appropriations constituted from the learning experiences of the graduates of the Learning Program at SENAC Jundiaí, based on Vygotsky’s historical-cultural theory and on the life trajectory of the interviewed graduates, this research integrates to the group of studies in Social Pedagogy of the Presbyterian University Mackenzie in the line of Formation of the Educator for the Interdisciplinarity, evidencing the interest in research a social program of great national representation for the youth. In a country where young people belong to a portion of the population with the highest risk of social vulnerability marked by unemployment, low education and violence, there is a need for reflection on the public policies of protection and protection of this public. We focus our discussions on policies that involve education for work by focusing specifically on learning law No. 097/2000, discussing its legal guidelines, pedagogical approaches, labor market adherence, and the view of graduates. To understand how the graduates appropriated and internalized the knowledge of this learning experience, we applied several steps of approach with the subject, collecting data online and in-person. In support of field research we conducted interviews together at SENAC Jundiaí unit, the SENAC Memory Center and with the graduates, all this data collection generated important information for interpretation of historical, social and economic facts of this social program, consolidating the voluntary participation of 50 graduates of the SENAC Learning Program Jundiaí, 01 SENAC Jundiaí and 02 employees of the Senac SP Memory Center
Palavras-chave: jovem aprendiz
trabalho
educação
apropriação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: FERRAZ, Luciany Oliveira. Educação profissional para jovens: um estudo baseado no egresso do programa de aprendizagem do Senac Jundiaí. 147 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4122
Data de defesa: 13-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

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