Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4103
Tipo do documento: Dissertação
Título: Decisões gerenciais orientadas por dados no segmento bancário de alta renda
Autor: Abrahão, Cleiton Aparecido dos Santos 
Primeiro orientador: Medeiros Jr., Alberto de
Primeiro membro da banca: Silva, Leandro Augusto da
Segundo membro da banca: Gaspar, Marcos Antônio
Resumo: O objetivo deste trabalho foi introduzir no Itaú Personnalité a decisão orientada por dados. Assim, identificou-se uma oportunidade, que foi a utilização de dados relaci-onados ao atendimento, até então subutilizados. Tratou-se de uma atividade inovadora na empresa. Inicialmente o Itaú Unibanco e seu negócio são apresentados, com destaque para suas frentes estratégicas. Foi demonstrado o contexto histórico do Itaú Personnalité desde a sua criação, com destaque para o momento histórico que justifica a geração e armazenamento de dados, até o atual momento onde se demonstra a oportunidade. Para seu entendimento, foi implementada uma prova de conceito que demonstrou o potencial dos dados e, em seguida, foram elencados cenários possíveis para o seu aproveitamento e, em razão da complexidade da decisão, foi utilizado o Sistema de Apoio à Decisão Su-perDecisions, (baseado nos princípios matemáticos do AHP- Analytic Hierarchy Process) para escolha do cenário, o que resultou na contratação de cientistas de dados, em um programa conjunto com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para implantar a solução utilizou-se o processo CRISP-DM (CRoss Industry Standard Process for Data Mining) para validar um modelo preditivo na seleção de clientes potenciais para oferta de Seguros de Vida, o que demonstrou a sua aplicabilidade. Estima-se, assim, um ganho de receita operacional de R$ 8 milhões com uma primeira estratégia e um total de R$ 20 milhões para três projetos iniciais. Por fim, conclui-se o trabalho demonstrando-se que a introdução das estratégias de dados na gestão e nas tomadas de decisão do Personnalité abre a possibilidade de novas aplicações para a infraestrutura de dados para outros seg-mentos do Itaú.
Abstract: The objective of this work was to introduce the data-driven decision to Itaú Per-sonnalité. Thus, an opportunity was identified, which was the use of data related to care, which had been underutilized. It was an innovative activity in the company. Initially, Itaú Unibanco and its business are presented, highlighting its strategic fronts. The historical context of Itaú Personnalité has been demonstrated since its inception, highlighting the historical moment that justifies the generation and storage of data, until the present mo-ment where the opportunity is showing. For their understanding, a proof of concept was implemented, which demonstrated the potential of the data and, subsequently, possible scenarios were listed for its use. Due to the complexity of the decision, the decision sup-port system was used SuperDecisions, (based on the mathematical principles of the AHP-Analytic Hierarchy Process) To choose the scenario, which resulted in the hiring of data scientists, in a joint program with the Technological Institute of Aeronautics (ITA). To implement the solution, we used the process CRISP-DM (CRoss Industry Standard Pro-cess for Data Mining) to validate a predictive model in the selection of potential custom-ers to offer life insurance, which demonstrated its applicability. It is estimated, thus, an operating revenue gain of R$8 million with a first strategy and a total of R$20 million for three initial projects. Finally, we conclude the work demonstrating that the introduction of data strategies in the management and decision making of Personnalité opens the pos-sibility of new applications for the data infrastructure for other segments of Itaú.
Palavras-chave: decisão orientada por dados
inovação
complexidade
visão baseada em recursos
aplicabilidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração do Desenvolvimento de Negócios
Citação: ABRAHÃO, Cleiton Aparecido dos Santos. Decisões gerenciais orientadas por dados no segmento bancário de alta renda. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4103
Data de defesa: 6-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional - Administração do Desenvolvimento de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divulgação não autorizada pelo(a) autor(a).docxDivulgação não autorizada pelo autor11.58 kBMicrosoft Word XMLBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons