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Tipo do documento: Dissertação
Título: Marketing de serviços na assistência médica: fatores que podem determinar a qualidade
Autor: Maluf, Mário Afonso Filho e 
Primeiro orientador: Oliveira, Silvio Luiz de
Primeiro membro da banca: Stolf, Luiz Carlos
Segundo membro da banca: Nicolau, Sérgio Mancini
Resumo: Este trabalho objetiva fazer uma análise do contexto atual da vida sócio-profissional do médico, enfocando fatores que são importantes na definição da autonomia médica, da qualidade social e psicofísica no seu trabalho e na sua relação com o paciente e a instituição em que trabalha. Construiu-se um paralelo entre esses fatores e suas relações com a qualidade no marketing de serviços em assistência médica. Os dados para análise foram buscados na literatura, em trabalhos e propostas de origem nacional e estrangeira, oferecendo um suporte. A pesquisa de campo foi feita com os três grupos envolvidos na assistência médica: os médicos, os pacientes e os administradores dos serviços de assistência médica das regiões Sul e Oeste da cidade de São Paulo. Foram abordados aspectos que podem determinar a qualidade nos serviços de assistência médica: a carga horária semanal do médico, os plantões, o trabalho após os plantões, o número de pacientes atendidos, os locais de trabalho, a relação com a solicitação de exames, os anos de formação, os vínculos de trabalho durante a vida profissional, o significado do consultório/clínica, a relação dos honorários com os planos e seguros-saúde, a relação dos pacientes com a solicitação de exames médicos, a motivação para o trabalho, a renda mensal. O capítulo I inicia com a apresentação, os objetivos, a justificativa, a escolha do tema, a natureza do problema; no capítulo II, a tônica é a metodologia, o tema, a problemática, as variáveis e a hipótese; o capítulo III é estruturado com o suporte científico das literaturas e publicações; o capítulo IV trata dos resultados e da análise da pesquisa; e, finalmente, no capítulo V, foram expostas as conclusões, as limitações e as recomendações para trabalhos futuros. Os desafios de uma gestão administrativa que vise a melhoria da autonomia profissional do médico e de suas condições de trabalho têm reflexo direto nos recursos humanos com que ele lida. Pode-se verificar, pelos estudos realizados, que esses fatores podem influir e determinar a qualidade na relação médico-paciente e, consequentemente, na assistência médica. Portanto, são capazes também de definir qualitativamente um dos elementos do marketing: o produto. Considerando-se que a assistência médica consubstancia-se dentro da relação médico-paciente, que é a essência da Medicina, o aprimoramento dessa relação deve traduzir-se no aperfeiçoamento da ética médica e do marketing de serviços, tendo em vista o seu cliente principal e consumidor: o paciente. A introdução de novas ferramentas, conceitos e técnicas administrativas, contribuindo para uma melhor assistência médica, com enfoque na qualidade do marketing de serviços, é outra forma de aperfeiçoamento dos serviços na assistência médica.
Abstract: Este trabajo tiene por finalidad hacer un análisis dei contexto actual de la vida social y profesional que envuelve a un médico, enfocando factores que son importantes para las definiciones de la autonomía médica, de la calidad social y psicofísica en su trabajo, y en sus relaciones de índole médico-paciente e institucional. Se trazó un paralelo entre esas definiciones y sus interrelaciones con la calidad en el marketing de servidos en materia de asistencia médica. Los datos para el análisis fueron buscados en la literatura, en trabajos y propuestas de origen nacional e internacional, para servir de apoyo, y a través de una encuesta de campo junto a los tres grupos involucrados: médicos, pacientes y administradores de los servidos de asistencia médica de las regiones Sur y Oeste de la ciudad de San Pablo. Fueron abordados algunos de los aspectos que pueden determinar la calidad de los servidos de asistencia médica, como la carga horaria semanal, las guardias médicas, el trabajo después de las guardias, el número de pacientes atendidos, los locales de trabajo, la relación con las solicitaciones de exámenes, los anos de ejercicio profesional, los vínculos de trabajo durante su vida profesional, el significado dei consultorio/ clínica, la relación de sus honorarios con los planes y seguros de salud, la relación de los pacientes con la solicitación de exámenes médicos, su motivación para el trabajo, su renta mensual y cuál es el concepto de los pacientes para con los médicos. El capítulo I comienza con la presentación, los objetivos, la justificación, la elección dei tema, la naturaleza dei problema; en el capítulo 11 la tónica es la metodología, el tema, la problemática, las variables y la hipótesis; el capítulo III es estructurado con el aporte científico de las literaturas y publicaciones; el capítulo IV trata de los resultados y de los análisis acerca de la investigación y, por fin, en el capítulo V se exponen las conclusiones, limitaciones y recomendaciones futuras. Los desafíos que enfrenta una gestión administrativa para lograr la mejoría de la autonomía profesional del médico tienen un reflejo directo sobre los recursos humanos médicos. A través de los estudios realizados, es dable observar que esos factores pueden influir y determinar la calidad en la formación de la relación médico-paciente y, por consiguiente, de la asistencia médica, por lo cual siendo capaces, también, de definir cualitativamente uno de los elementos del producto de marketing, las 4P. Considerando el carácter consubstanciai de la asistencia médica con la relación médico-paciente, esencia de la Medicina, y, por consecuencia, como una relación directa de la mejoría de esa relación se espera que esos hechos puedan traducir el perfeccionamiento de la ética médica y del marketing de servidos, por la simple razón de que ambos, a priori, patrocinan el respeto a su cliente y consumidor principal, el paciente. También es posible relacionar el desempeno de la calidad de los servidos de asistencia médica con el marketing de servidos por medio de la mejoría de los factores investigados, mediante la introducción de nuevas herramientas, conceptos y técnicas administrativas, contribuyendo para conseguir una mejor asistencia médica, para lo que se recomienda un enfoque que enfatice la calidad del marketing de servidos en la asistencia médica.
Palavras-chave: marketing de serviços
assistência médica
medicina
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Citação: MALUF, Mário Afonso Filho e. Marketing de serviços na assistência médica: fatores que podem determinar a qualidade. 184 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 1999.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4093
Data de defesa: 12-Ago-1999
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

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