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Tipo do documento: Dissertação
Título: Retóricas de ruptura na linguística do século XX: Chomsky e Halliday em uma análise pela historiografia da linguística
Autor: Caetano, Érico Augusto Silva 
Primeiro orientador: Batista, Ronaldo de Oliveira
Primeiro membro da banca: Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Segundo membro da banca: Palma, Dieli Vesaro
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a retórica empregada no discurso científico de dois linguistas, Avram Noam Chomsky e Michael Alexander Kirkwood Halliday, em suas defesas de seus programas de investigação, a partir de direcionamentos teórico-metodológicos da Historiografia da Linguística. Os textos escolhidos para análise fazem apresentações gerais e panorâmicas dos programas de investigação dos autores em uma época de consolidação de seus respectivos programas. Os dois textos são capítulos introdutórios de obras canônicas e de importância histórica para o fortalecimento dos programas dos dois autores, o gerativismo de Chomsky e o funcionalismo de Halliday. O objetivo da pesquisa consistiu em se averiguar quais foram as estratégias argumentativas utilizadas pelos linguistas para convencerem seus leitores de que seus projetos de estudo da linguagem humana era superiores e com maiores promessas de se obterem resultados práticos na pesquisa linguística. Nesse estudo foram identificados os principais temas ao redor dos quais a defesa argumentativa foi empreendida e as identidades criadas para se projetar uma imagem positiva do programa defendido e negativas dos programas rivais criticados. O método usado para se fazer as análises observa a retórica de persuasão adotada pelos autores. Tal categoria abrange o estudo sistemático das ideias linguísticas em circulação, produzidas e recebidas por agentes do conhecimento linguístico, em um contexto amplo cultural, científico, histórico e institucional. A análise da retórica busca elucidar a maneira com que ideias linguísticas são expressas e veiculadas buscando convencer seus leitores das convicções propostas, ao se examinar todo tipo de recurso comunicativo, como ethos dos agentes envolvidos ou a concepção de se fazer ciência ao se associar à vanguarda de uma disciplina. Tal estudo é feito contextualizando-se os textos expositivos como situados nos embates dos programas de investigação na linguística do século XX. O resultado que emerge do composto integral desta dissertação é a possibilidade de se contar uma história da linguística através da retórica de seus praticantes, em um cenário onde os profissionais da linguística defendem suas teorias sobre a natureza da linguagem e a melhor forma de estudá-la e criticam as teorias e os métodos rivais. Trata-se de construir uma história dos jogos de influência e das defesas e ataques a pontos de vista opostos em relação ao estudo científico da língua humana.
Abstract: The objective of this dissertation is to analyze the rhetoric of two linguists, Avram Noam Chomsky and Michael Alexander Kirkwood Halliday, as they defend their investigative programs, from the theoretical and methodological targeting that is set from the studies in the Historiography of Linguistics. The chosen texts for analyses make general and panoramic presentations of the investigative programs of the authors in a time of consolidation of their respective programs. Both texts are introductory chapters of canonical work, and are of historical importance for the strengthening of the programs of both authors, Chomsky’s generativism and Halliday’s functionalism. The objective of the research consisted in examining which were the argumentative strategies used by the linguists to convince their readers that their projects for the study of human language were superior and held greater promises to obtain practical results in linguistic research. In this study, the main themes were identified, around which the argumentative defense was conceived, and identities were created, to project a positive image of the defended program, and a negative one of the rival programs criticized. The used method to do the analyzes is the research of the rhetoric of persuasion used by the authors. Such category comprises the systematic study of the linguistic ideas in circulation, produced and received by agents of linguistic knowledge, in a wide cultural, scientific, historical and institutional context. The analyses of the rhetoric aims to elucidate the manner in which linguistic ideas are expressed and transmitted with the goal of convincing their readers of the author’s convictions, when examining all kinds of communicative resources, such as the ethos of the agents involved, or the belief that one is doing real science when one joins the vanguard of a discipline. The study is done as the author contextualizes the texts involved as situated in the struggles of the investigative programs of linguistics in the twentieth century. The result that emerges from all this is the possibility of telling the a history of linguistics through the rhetoric of its participants, in a scenario where its professionals defend their theories about the nature of language and the best way to study it, while criticizing the rival theories and methods. It is a construction of a history of games of influence, of defenses and attacks, regarding points of view related to the scientific study of human language.
Palavras-chave: historiografia da linguística
retórica
linguística
argumentação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: CAETANO, Érico Augusto Silva. Retóricas de ruptura na linguística do século XX: Chomsky e Halliday em uma análise pela historiografia da linguística. 2019. [302] f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4061
Data de defesa: 31-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado - Letras

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