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Tipo do documento: Dissertação
Título: O efeito do domínio de aprendizagem no desempenho individual mediado pela capacidade de absorção: uma aplicação com advogados
Autor: Horta, Rachel Nogueira Calcagno 
Primeiro orientador: Popadiuk, Silvio
Primeiro membro da banca: Franklin, Marcos Antonio
Segundo membro da banca: Costa, Priscila Rezende da
Terceiro membro da banca: Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Quarto membro da banca: Muniz Junior, Jorge
Resumo: O estudo teve como objetivo mensurar os efeitos da capacidade de absorção individual (ACAP) como mediadora na relação dos domínios de aprendizagem, com base na Taxonomia de Bloom, e o desempenho individual do advogado. A amostra pesquisada reteve-se a 102 advogados que trabalham como associados ou carteira assinada em escritórios de advocacia da cidade de São Paulo, Estado de São Paulo. A escolha do tema se baseou na identificação da lacuna acadêmica nos estudos sobre a capacidade de absorção no âmbito individual, ainda, percebeu-se esparsa literatura sobre os domínios de aprendizagem no âmbito organizacional. Diante isso, considera-se que o presente estudo pode trazer novas visões `a literatura organizacional ao passo que traz os domínios de aprendizagem, nas dimensões afetiva e psicomotora, ao encontro de teorias da administração - capacidade de absorção e desempenho individual. A metodologia utilizada foi a quantitativa, com tipo de pesquisa exploratório-descritiva, obtendo cinco escalas adaptadas. A escala de ACAP foi desenvolvida por Wang, Liu, Feng e Wang (2014), as escalas de domínio utilizaram a Taxonomia de Bloom et al. (1956; 1964) para as dimensões cognitiva e afetiva, e Dave (1970) para a dimensão psicomotora e desempenho individual com base em Mott (1972). Foram formuladas quatro hipóteses, a primeira com finalidade de testar o domínio de aprendizagem e seus efeitos na ACAP, a segunda testar o domínio de aprendizagem e seus efeitos no desempenho individual, a terceira testar a ACAP e seus efeitos no desempenho individual, e a quarta testar a ACAP como mediadora da relação domínios de aprendizagem e desempenho individual. Por meio da análise descritiva foram investigados indicadores de cada dimensão dos constructos e se realizou a análise do modelo estrutural. Constatou-se que a capacidade de absorção individual em suas três dimensões – aquisição/identificação, assimilação e aplicação – provoca efeitos positivos na relação entre os domínios e o desempenho do advogado, e as outras hipóteses de efeito direto: domínio de aprendizagem e desempenho individual, domínio de aprendizagem e ACAP, e ACAP e desempenho invidual também tiveram o resultado de efeito positivo, confirmando as hipóteses do estudo.
Abstract: This study aimes to measure the levels of absorptive capacity (ACAP) as the mediator in the relationship of learning domains – cognitive, relationship/behavior, ability-, based on Bloom's Taxonomy, and the individual performance of lawyers. The reasearch sample has 102 lawyers who work as associate or hired employees in law firms in the city of São Paulo, São Paulo State. The theme choice was based on the lack of academic studies about the absorptive capacity on an individual level and the literature discussing Bloom`s Taxonomy domains in the organizational scope. On this regard, it is considered that the present study can add a new vision to the organizational literature while brings Bloom`s Taxonomy, in it`s affective and psychomotor dimensions, into theories of the administration – such as absorptive capacity and individual performance. The methodology used was a quantitative research, with exploratory-descriptive research, obtaining five adapted scales. ACAP`s scale was developed by Wang, Liu, Feng and Wang (2014); the domain of cognitive and relationship/behavior dimensions scales was grounded on Bloom et al. (1956, 1964) and Dave (1970) was adopted for psychomotor. Individual performance was based on Mott (1972). Four hypotheses were formulated: first was made for the purpose of testing the Bloom`s Taxonomy domains and its actions in ACAP, the second one, was made for testing the domains and its effects on individual performance, the third, test ACAP and its effects on individual performance, and the fourth, test ACAP as a mediator of the relationship between Bloom`s Taxonomy domains and individual performance. Through the descriptive analysis, indicators of each dimension of constructs were investigated and an analysis of the structural model was implemented. It was found that individual absorptive capacity in its three dimenssions - acquisition / identification, assimilation and application - causes positive effects on the relationship between the domains and the lawyer's performance, and the other hypothesis of direct effect: Bloom`s Taxonomy domain and individual performance, the domain and ACAP, and ACAP and invidual performance also had the result of positive effect, confirming this study hypotheses.
Palavras-chave: capacidade de absorção
domínios de aprendizagem
desempenho individual
advogados
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Citação: HORTA, Rachel Nogueira Calcagno. O efeito do domínio de aprendizagem no desempenho individual mediado pela capacidade de absorção: uma aplicação com advogados. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4041
Data de defesa: 18-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

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