Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4029
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo em supermercados
Autor: Ortolan, Victor Zompero 
Primeiro orientador: Zilber, Moisés Ari
Primeiro membro da banca: Perez, Gilberto
Segundo membro da banca: Camponar, Marcos Cortez
Terceiro membro da banca: Sambiase, Marta Fabiano
Quarto membro da banca: Ikeda, Ana Akemi
Resumo: O estudo apresentado a seguir busca compreender a estratégia de fusão e aquisição como fonte de criação de vantagem competitiva para pequenas e médias empresas em supermercados localizados em regiões do interior do Estado de São Paulo. De modo a melhor conhecer os fenômenos que se desejava estudar, foram pesquisadas duas empresas do segmento de supermercados atuantes na região Oeste do Estado de São Paulo e que utilizam ou já utilizaram tal estratégia. Para tanto, buscou-se conhecer através de uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa realizada junto à seis executivos responsáveis pela gestão das empresas. Este estudo tem como objetivo analisar se o processo de fusão e aquisição gera Vantagem Competitiva para a empresa e se ela é Sustentável. A coleta de dados foi realizada e tratada através da análise do material recolhido. O referente estudo resultou na identificação de ações estratégicas realizadas pelas empresas em busca de um posicionamento estratégico diferenciado no mercado em que elas estão inseridas. O presente estudo apresenta em suas considerações finais a utilização da Estratégia de Fusão e Aquisição por parte das empresas foco como sendo um fator de importante desenvolvimento de uma Vantagem Competitiva Sustentável.
Abstract: This study seeks to understand the merger and acquisition strategy as a source of competitive advantage for small and medium-sized companies in supermarkets located in interior regions of the State of São Paulo. In order to better understand the phenomena to be studied, two companies in the supermarket segment operating in the western region of the State of São Paulo were researched and using or already used such a strategy. Therefore, we sought to know through a qualitative exploratory research carried out with the six executives responsible for the management of the companies. This study aims to analyze if the merger and acquisition process generates Competitive Advantage for the company and if it is Sustainable. Data collection was performed and treated through content analysis. The referred study resulted in the identification of strategic actions carried out by companies in search of a strategic positioning differentiated in the market in which they are inserted. The present study presents in its final considerations the use of the Fusion and Acquisition Strategy by the companies focus as a factor of important development of a Sustainable Competitive Advantage.
Palavras-chave: estratégia
planejamento estratégico
supermercados
vantagem competitiva sustentável
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Citação: ORTOLAN, Victor Zompero. Fusão e aquisição para obtenção de vantagem competitiva : um estudo em supermercados. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4029
Data de defesa: 19-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTOR ZOMPERO ORTOLAN.pdfVICTOR ZOMPERO ORTOLAN1.11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons