Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4015
Tipo do documento: Dissertação
Título: Movimentos de desconstrução: a formação de professores e professoras / coordenadores e coordenadoras da educação básica
Autor: Americano, Renata Queiroz de Moraes 
Primeiro orientador: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Albano, Ana Angélica Medeiros
Resumo: A desconstrução pode mostrar algum indício das crenças e transformações que os professores/ coordenadores construíram ao longo da sua história? Como elas se fazem presentes nas suas ações educativas? Esta pesquisa percorre diferentes caminhos para tentar entender se professores/professoras e coordenadores/coordenadoras viveram momentos de desconstrução que possam ter afetado suas crenças sobre educação e se causaram impacto nas suas práticas. Para o desenvolvimento da investigação, a escolha da A/r/tografia como metodologia foi essencial para o entrelaçamento com a arte, para entender suas contribuições no processo de formação docente com o objetivo de provocar experiências transformadoras. Foram utilizados depoimentos recolhidos por e-mail e entrevistas presenciais e estudos dos teóricos como Antônio Nóvoa, Ana Angélica Albano, Madalena Freire, Fernando Hernández, Denise Vaillant, Vea Vecchi, Peter Moss, Isabel Alarcão, Jerome Bruner e Mirian Celeste Martins. Revelaram-se como movimentos de desconstrução: a relação de aprender e ensinar nas experiências vividas; a educação continuada e a vida em comunidades de aprendizagem; a mudança de gestão ou função; processos de criação na docência. Confirmou-se também a potência da arte entendida como uma forma de pensar o mundo, não apenas como uma linguagem específica, mas oferecida como um espaço/ateliê para o trabalho expressivo que provoca desconstruções e ressignificações das ações pedagógicas.
Abstract: Can deconstruction show any evidence of the beliefs and transformations that teachers/coordinators have built throughout their story? How are they present in their educational actions? The following research goes through different paths in order to understand if teachers and coordinators have lived deconstruction moments that might have affected their beliefs about education and if they have caused any impact on their practises. For the research's development, the choice of using A/r/tography as methodology was essential to interlace with art, to understand its contribution in the process of teachers' formation with the purpose of provoking transformative experiences. Testimonials collected by e-mail were used as well as face-to-face interviews and the studies of theorists as Antônio Nóvoa, Ana Angélica Albano, Madalena Freire, Fernando Hernández, Denise Vaillant, Vea Vecchi, Peter Moss, Isabel Alarcão, Jerome Bruner e Mirian Celeste Martins. Deconstruction movements were revealed in: the relation of learning and teaching in lived experiences; Continuing Education and life on learning communities; change of management or function; creation processes in teaching. It was also confirmed the potency of art understood as a way of thinking the world, not just as a specific language, but offered as a space/studio for the expressive work that provokes deconstructions and resignifications of the pedagogical actions.
Palavras-chave: desconstrução
arte
formação docente
experiência estética
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: AMERICANO, Renata Queiroz de Moraes. Movimentos de desconstrução: a formação de professores e professoras / coordenadores e coordenadoras da educação básica. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4015
Data de defesa: 5-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Queiroz de Moraes Americano.pdf9 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons