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Tipo do documento: Dissertação
Título: Basquete, memória e "espírito mackenzista": um recorte a partir do acervo do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (1896-2000)
Autor: Messias, David 
Primeiro orientador: Mendes, Marcel
Primeiro membro da banca: Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Segundo membro da banca: Pederiva, Ana Barbara Aparecida
Resumo: Esta pesquisa analisa a história do esporte, especialmente do basquete e sua chegada ao Brasil através do professor Augustus F. Shaw no final do século XIX, com o propósito de integrar o currículo educacional do projeto presbiteriano orientado pela cosmovisão cristã reformada. Faz-se análise interdisciplinar de como este esporte criou conexões com a questão educacional, cultural e artística ao ponto de impulsionar o que é conhecido como "espírito mackenzista", algo que se torna parte do imaginário que constituiu o Mackenzie no seu surgimento e passa a ser parte fundamental da existência da instituição nos dias contemporâneos. Lançam-se também olhares sobre os aspectos da inclusão prevista no projeto presbiteriano que chegou com os missionários vindos dos EUA, que criaram a Escola Americana, posteriormente o Mackenzie College e, por fim, o que se conhece hoje como Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo que, por meio do basquete, mulheres e crianças foram convidadas a participar dessas práticas. Analisam-se os símbolos concretos e seu valor estético por meio dos troféus e flâmulas que foram conquistados pelas equipes nas competições, tornando-se o incentivo e o elo entre gerações para solidificar o "espírito mackenzista". Por fim, analisa-se o impacto desde "espírito" na criação da comunidade Mackenzie e como este ajudou na formação humanística de milhares de pessoas, trabalhando conceitos tais como alteridade, união, fraternidade, respeito etc., resultando na percepção e senso de pertencimento peculiar dos alunos, professores, mantenedores e prestadores de serviço do Mackenzie, que se consideram "para sempre mackenzistas".
Abstract: This research analyzes the history of sport, especially basketball and its arrival in Brazil through Professor Augustus F. Shaw in the late 19th century, with the purpose of integrating the educational curriculum of the Presbyterian project, driven by the Christian reformed worldview. An interdisciplinary analysis has been made on how this sport created connections with educational, cultural and artistic matters, to the point of promoting what is known as the “mackenzist soul”, something that became part of the imaginary that forged Mackenzie in its emergence and becomes a fundamental part of the institution's existence in contemporary times. There are also glances on the aspects of the inclusion foreseen in the Presbyterian project that arrived with the missionaries from the USA who created Escola Americana, later Mackenzie College, and finally what is known today as Universidade Presbiteriana Mackenzie, so that through basketball, women and children were invited to take part in these practices. Concrete symbols and their aesthetic value are analyzed through the trophies and pennants that were conquered by the teams in competitions, becoming encouragement and link between generations to solidify the “mackenzist soul”. Finally, the impact of this “soul” over the creation of Mackenzie community is analyzed, as well as how it helped in the humanistic formation of thousands of people, working concepts such as otherness, union, fraternity, respect, etc., resulting in the perception and sense of peculiar belonging of Mackenzie’s students, teachers, supporters and service providers, who consider themselves “forever mackenzists”.
Palavras-chave: basquete
símbolos
espírito mackenzista
alteridade
educação humanística
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MESSIAS, David. Basquete, memória e "espírito mackenzista": um recorte a partir do acervo do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (1896-2000). 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3957
Data de defesa: 13-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

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