Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3892
Tipo do documento: Tese
Título: Avaliação do sistema de comunicação de cursos EAD e de sua contribuição no desempenho educacional
Autor: Ichihara, Ana Travassos 
Primeiro orientador: Omar, Nizam
Primeiro membro da banca: Silva, Leandro Augusto da
Segundo membro da banca: Silveira, Ismar Frango
Terceiro membro da banca: Araújo Júnior, Carlos Fernando de
Quarto membro da banca: Pimentel, Edson Pinheiro
Resumo: No Brasil, por suas características de extensão geográfica e diferenças sociais e econômicas, a expansão da educação a distância envolve vários aspectos de inclusão social, democratização e formação personalizada. Isso traz vários desafios, entre eles o da gestão, o de poder avaliar, compreender e medir os fatores críticos de um curso a distância – como seu sistema de comunicação, essencial nessa modalidade de ensino – de forma a apoiar as ações dos tomadores de decisão e contribuir para a melhoria da qualidade da gestão educacional. Este trabalho apresenta uma avaliação dos sistemas de comunicação de cursos ministrados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), na modalidade semipresencial e a distância, usando um modelo de suporte à avaliação baseado no documento “Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância” do Ministério da Educação (MEC) e técnicas de Business Intelligence (BI). Esse modelo buscou, nesses Referenciais de Qualidade, os Fatores Críticos de Sucesso do Sistema de Comunicação (FCSSC), métricas mensuráveis e realizáveis e engloba técnicas de BI que estruturam essas métricas em modelos dimensionais que são carregados por processos de extração e transformação dos dados provenientes das bases operacionais AVAs e que, analisados por ferramentas analíticas, flexibilizam resultados e visualizações. São apresentados dois estudos de caso. O primeiro exemplifica o modelo proposto e habilita análises quantitativas que caracterizam FCSSC de cursos semipresenciais de uma universidade pública brasileira; já o segundo usa o modelo proposto para analisar fatores de “Interatividade e Interação” que influenciam o desempenho do aluno iniciante de curso a distância de universidade privada brasileira, sobre os quais são aplicadas análises estatísticas, Mapa de Kohonen, árvores de decisão e técnicas de agrupamento para descrever os dados, descobrir as relações, estabelecer as variáveis mais relevantes e descobrir padrões que possam apoiar a conclusão.
Abstract: In Brazil, due to its geographic extension, as well as social and economic differences, the expansion of distance education involves several aspects of social inclusion, democratization, and personalized training. This brings several challenges, including management, having an environment to assess, understanding and measuring the critical factors of a distance learning course - such as its communication system, which is essential in this mode of teaching - in order to support actions of decision-makers and contribute to improving the quality of educational management. An evaluation of the Communication System of semi-attending and non-attending courses taught in Virtual Learning Environments is presented using a model (environment) of support for this evaluation, here proposed, based on the requirements observed in the document “Quality Benchmarks for Distance Superior Education”, developed by the Ministry of Education (MEC), and techniques of Business Intelligence. This model (environment) of evaluation searches in these quality references for the Critical Success Factors of the Communication System, as well as measurable and achievable metrics, and it comprises techniques of business intelligence that structure these metrics in dimensional models that are loaded by processes of extraction and transformation of the data coming from the operating bases of virtual learning environments and that, analyzed by analytical tools, creates flexible results, and visualizations. Two case studies are presented: the first exemplifies the proposed model and enables quantitative analyzes that characterize the Critical Success Factors of the Communication System of physically attended courses of a Brazilian public university. The second case uses the proposed model to analyze "Interactivity and Interaction" factors that influence the performance of beginner level students in online courses of a Brazilian private university, on which are applied statistical analyzes, neural network, self-organizing maps, decision trees and grouping techniques, aiming to describe the data, discover the relations, establish the most relevant variables and discover patterns that can support the conclusion.
Palavras-chave: avaliação
business intelligence
educação superior a distância
referenciais de qualidade
sistema de comunicação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Programa: Engenharia Elétrica
Citação: ICHIHARA, Ana Travassos. Avaliação do sistema de comunicação de cursos EAD e de sua contribuição no desempenho educacional. 2018. 145 f. Tese( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3892
Data de defesa: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:Doutorado - Engenharia Elétrica e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA TRAVASSOS ICHIHARA.pdfAna Travassos Ichihara9.58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons