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Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores intrínsecos e extrínsecos que interferem na motivação de aprendizagem em estudantes em EaD
Autor: Lopes, Tiago Viana 
Primeiro orientador: Vasconcelos, Ana Lucia Fontes de Souza
Primeiro membro da banca: César, Ana Maria Roux Valentini Coelho
Segundo membro da banca: Slomski, Vilma Geni
Resumo: Este trabalho de pesquisa aplicada tem como objetivo, identificar os fatores intrínsecos e extrínsecos que interferem na motivação de aprendizagem em estudantes em EaD, a partir da aplicação da Escala de Motivação Acadêmica (EMA). A metodologia do estudo enquadra-se da abordagem quantitativa com o método de análise fatorial, aplicando o teste KMO (Kaiser – Meyer – Oklin) e o teste de esfericidade de Barlett, confirmando da adequação de análise ao problema apresentando valor obtido neste caso foi KMO = 0,698 que é maior do que 0,5, assim conclui-se que, o tamanho da amostra é adequada à aplicação da análise fatorial. O instrumento de coleta é um questionário estruturado com seis variáveis diretas, com três tipos de motivação extrínseca (regulação externa, introjeção e identificação) e três tipos de motivação intrínseca (saber, realizar e experimentar estímulos), contendo 28 afirmativas estabelecida em escala likert de 7 pontos (1 nada verdadeiro a 7 totalmente verdadeiro). Os dados coletados estão tabulados utilizando o software Excel (Microsoft) e a análise fatorial está elaborada através do software SPSS (IBM). Os resultados apontam para uma confirmação de seis fatores, 1-Desmotivação/Motivação Extrínseca de Regulação Externa; 2-Motivação Extrínseca de Regulação Introjetada/Identificada/Integrada; 3-Motivação Extrpinseca de Regulação Integrada/Motivação Intrínseca; 4-Desmotivação/Motivação Extrínseca de Regulação Externa; 5-Desmotivação/Motivação Extrínseca de Regulação/Externa e o 6-Motivação Extrínseca de Regulação Integrada, semelhante aos resultados de Guimarães e Bzuneck (2008), com exceção da motivação extrínseca por regulação integrada que não foi contemplada na avaliação.
Abstract: This applied research aims to identify the intrinsic and extrinsic factors that interfere in the motivation of learning in students in EaD, from the application of the Academic Motivation Scale (EMA). The methodology of the study is based on the quantitative approach with the method of factorial analysis, applying KMO (Kaiser-Meyer-Oklin) test and the Barlett sphericity test, confirming the adequacy of analysis to the problem presenting value obtained in this case was KMO = 0.698 which is greater than 0.5, so we conclude that the sample size is adequate for the application of the factorial analysis. The collection instrument is a questionnaire structured with six direct variables, with three types of extrinsic motivation (external regulation, introjection and identification) and three types of intrinsic motivation (knowing, performing and experiencing stimuli), containing 28 affirmations established on a likert scale of 7 points (1 nothing true to 7 totally true). The data collected are tabulated using Excel software (Microsoft) and the factor analysis is elaborated using SPSS (IBM) software. The results point to a confirmation of six factors, 1-Demotivation / Extrinsic Motivation of External Regulation; 2-Extrinsic motivation of regulation introduced / identified / integrated; 3-Extrpinseca Motivation of Integrated Regulation / Intrinsic Motivation; 4-Demotivation / Extrinsic Motivation of External Regulation; 5-Demotivation / Extrinsic Regulation / External Motivation and the 6-Extrinsic Motivation of Integrated Regulation, similar to the results of Guimarães and Bzuneck (2008), except for the extrinsic motivation by integrated regulation that was not contemplated in the evaluation.
Palavras-chave: autodeterminação
desafios de aprendizagem
EaD
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Controladoria e Finanças Empresariais
Citação: LOPES, Tiago Viana. Fatores intrínsecos e extrínsecos que interferem na motivação de aprendizagem em estudantes em EaD. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3878
Data de defesa: 8-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional - Controladoria e Finanças Empresariais

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