Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3870
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública
Autor: Dantas, Luiz Antonio de Oliveira 
Primeiro orientador: Barroso, Marcelo Francini Girão
Primeiro membro da banca: Dultra de Lima, Ronaldo Gomes
Segundo membro da banca: Borinelli, Márcio Luiz
Terceiro membro da banca: Mendonça Neto, Octavio Ribeiro
Quarto membro da banca: Frezatti, Fabio
Resumo: O objetivo do presente estudo foi apurar o custo-aluno em uma instituição de ensino superior do setor público brasileiro com o propósito de otimizar os processos de tomada de decisão gerencial, elaborando um protótipo de sistema de custos, baseado no modelo de custeio espanhol de Díaz et al. (2013). Foi realizada pesquisa seguindo a estratégia de pesquisa-ação de abordagem construtivista, por meio de uma proposta intervencionista, caracterizando a metodologia da pesquisa como exploratória, descritiva, e intervencionista com coleta de dados bibliográfica, documental e por meio de entrevistas e observação em campo. Os resultados alcançados demonstraram o real custo por aluno da instituição amostra, tanto de graduação, como de pós-graduação. As apurações do custo por aluno e análises de custos realizadas implicaram à instituição amostra o acesso às informações sobre custos e resultados relevantes à sua gestão de custos, processos de tomada de decisões gerenciais, bem como propiciou um protótipo de modelo de sistema de custeio. Esses resultados podem contribuir à comunidade acadêmica da área contábil, por basear-se para a elaboração do modelo de sistema de custos, o modelo de custeio espanhol de Diaz et al. (2013), desenvolvido especificamente para universidades e que até a presente data, não foi localizado outros trabalhos científicos independentes dedicados à efetiva demonstração e implantação do modelo.
Abstract: The objective of the present study was to determine the cost-student in a higher education institution of the Brazilian public sector with the purpose of optimizing the processes of managerial decision making, elaborating a prototype of cost system, based on the Spanish costing model of Diaz et al. (2013). A research was carried out following the strategy of action research of constructivist approach, through an interventionist proposal, characterizing the research methodology as exploratory, descriptive, and interventionist with bibliographical, documentary data collection and through interviews and observation in the field. The results showed the real cost per student of the sample institution, both undergraduate and postgraduate. The calculation of the cost per student and cost analysis performed implied the institution sample access to information on costs and results relevant to its cost management, management decision-making processes, as well as provided a prototype costing system model. These results may contribute to the academic community of the accounting area, as it is based on the elaboration of the cost system model, the Spanish costing model of Diaz et al. (2013), developed specifically for universities and that until the present date, no other independent scientific works dedicated to the effective demonstration and implantation of the model have been found.
Palavras-chave: contabilidade pública
custo-aluno
sistema de custos
contabilidade de custos no setor público educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Controladoria e Finanças Empresariais
Citação: DANTAS, Luiz Antonio de Oliveira. Análise do custo-aluno como ferramenta para decisão gerencial em uma Instituição de Ensino Superior pública. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3870
Data de defesa: 5-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional - Controladoria e Finanças Empresariais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS.pdfLUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA DANTAS18.54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons