Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3864
Tipo do documento: Dissertação
Título: Interação entre marketing e controladoria e os efeitos no conhecimento e desempenho
Autor: Barbosa, Juliana Thereza 
Primeiro orientador: Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Primeiro membro da banca: Dultra de Lima, Ronaldo Gomes
Segundo membro da banca: Nisiyama, Edelcio Koitiro
Resumo: O desempenho de Marketing sempre foi mensurado de forma subjetiva, porém nos últimos anos, a própria medição do desempenho e os efeitos destes investimentos sobre os resultados das companhias é um tema presente nas discussões de mercado e na literatura acadêmica, especialmente livros, bem como em diversos cursos nas escolas de negócio. Como é ainda um tema emergente, muitas práticas em uso ainda são pouco conhecidas e repousam no conhecimento dos profissionais que atuam nas organizações. Apesar da defesa de Controllers como Parceiros de Negócio, a literatura mostra que a relação de interação entre as duas áreas (marketing e controladoria) é pouco conhecida. Este estudo se propôs a investigar de forma exploratória 3 questões: (1) se um maior nível de interação entre as áreas de Marketing e Finanças impacta o conhecimento técnico que cada uma detém sobre a outra; (2) se um maior nível de interação e conhecimento conjunto levam à maior relevância dos indicadores e ferramentas de mensuração de performance de Marketing dentro do contexto de discussão da companhia; (3) e por fim, o impacto das duas primeiras questões sobre a performance. Por meio de um survey com 63 respondentes, os resultados confirmaram que há relacionamentos positivos entre a interação como um aspecto da cultura empresarial e a interação entre os departamentos de controladoria e marketing, e que essa interação produz maior conhecimento sobre o tema marketing e finanças, impactando de forma positiva o desempenho organizacional.
Abstract: Marketing was always considered a subjective evaluation area, but in the last years, measuring marketing and its impact over companies’ performances are a very current theme in market discussions and academic literature, specially books and business schools. Being an emerging subject, a lot of practices still are little known and concentrated in business men. Despite the idea of Controllers as Business Partners, literature shows that the interaction between marketing and controlling isn’t well known. This paper proposes to explore three questions: (1) a closer relationship between Marketing and Finance teams implies in greater knowledge that one has about the other;(2) a closer relationship and more common knowledge implicate in Marketing Performance Measurement KPI’s and Tools more relevant to business discussions; (3) and finally, how the first two questions impact the performance of the company. Through a survey with 63 respondents, results corroborate that there’s a positive impact between interaction, as a trait of business culture, and interaction between Marketing and Finance Departments. This relationship generates more Finance and Marketing knowledge impacting companies’ performance in a good way.
Palavras-chave: marketing
mensuração
desempenho
controle
interação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Controladoria e Finanças Empresariais
Citação: BARBOSA, Juliana Thereza. Interação entre marketing e controladoria e os efeitos no conhecimento e desempenho. 2018. 37 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3864
Data de defesa: 22-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional - Controladoria e Finanças Empresariais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA THEREZA BARBOSA.pdfJULIANA THEREZA BARBOSA1.96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons