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Tipo do documento: Dissertação
Título: A criança no espaço público da cidade de São Paulo: diferenças e aproximações entre dois bairros: Jardim Lapenna e Itaim Bibi
Autor: Nosek, Helena Strada 
Primeiro orientador: Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
Primeiro membro da banca: Lima, Ana Gabriela Godinho
Segundo membro da banca: Bógus, Lúcia Maria Machado
Resumo: Esta pesquisa discute a relação das crianças com os espaços públicos na cidade de São Paulo, na atualidade. Têm-se como pressuposto que vida cotidiana em espaços públicos heterogêneos e democráticos é um fator fundamental para a constituição de sujeitos que exercem sua cidadania e empatia para promover resistência, contrariar e, em última instância, transformar as injustiças sociais. No entanto, a relação das crianças com os espaços públicos da cidade de São Paulo é prejudicada pela segregação socioespacial. A cultura da pouca integração da criança com o espaço público da cidade se manifesta principalmente nos bairros mais nobres, porém outros efeitos da segregação socioespacial podem ser sentidos em bairros periféricos. Portanto, por meio do processo metodológico de observação participante e a partir dos conceitos de segregação socioespacial, desenvolvidos por Caldeira (2000) e Vilaça (2001), foram analisadas as vidas cotidianas de crianças nos espaços de dois bairros com características socioespaciais contrastantes, sendo eles o Jardim Lapenna, que se situa no distrito de São Miguel Paulista, a aproximadamente 20 km da área central do município de São Paulo, e abriga uma população de baixa renda, e o Itaim Bibi, bairro nobre que se situa no quadrante sudoeste da cidade e abriga predominantemente população de rendas média e alta.
Abstract: This research discusses the relationship of children with public spaces in the city of São Paulo, nowadays. It is assumed that everyday life in heterogeneous and democratic public spaces is a fundamental factor for the constitution of subjects who exercise their citizenship and empathy to promote resistance, to oppose and, ultimately, to transform social injustices. However, the relationship of children to public spaces in the city of São Paulo is hampered by socio-spatial segregation. The culture of the child’s poor integration with the city’s public space is manifested mainly in the nobler neighborhoods, but other effects of socio-spatial segregation can be felt in peripheral neighborhoods. Therefore, through the participatory methodological process of observation and based on the concepts of socio-spatial segregation, developed by Caldeira (2000) and Vilaça (2001), the daily lives of children in the spaces of two neighborhoods with contrasting socio-spatial characteristics were analyzed the Jardim Lapenna, which is located in the São Miguel Paulista district, approximately 20 km from the central area of the city of São Paulo, and is home to a low-income population, and Itaim Bibi, a noble neighborhood located in the southwest quadrant of the city and houses predominantly middle and high income population.
Palavras-chave: criança
espaço público
segregação socioespacial
cidadania
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa: Arquitetura e Urbanismo
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: NOSEK, Helena Strada. A criança no espaço público da cidade de São Paulo: diferenças e aproximações entre dois bairros: Jardim Lapenna e Itaim Bibi. 2018. 196 f. Dissertação ( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3854
Data de defesa: 13-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado - Arquitetura e Urbanismo

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