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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a consciência do corpo e o corpo consciente
Autor: Pereira, André Rogério 
Primeiro orientador: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Primeiro membro da banca: Ferreira, Mirza
Segundo membro da banca: Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o processo que se dá entre a consciência do corpo e o corpo consciente a partir da pergunta feita a bailarinos profissionais: "Por que você dança?". Considerando que esse fazer artístico está intrinsicamente comprometido com a vida para além dos palcos e da sala de ensaios. Diante de uma formação que dedica maior carga horária ao desenvolvimento físico, surge a possibilidade de refletir sobre a sobreposição de estratégias que aproximem o repertório de vida, as experiências cotidianas no sentido de aproximar instâncias indissociáveis: corpo e alma. Para sustentar a ideia de que corpo e alma não estão dissociados, a pesquisa foi fundamentada na fenomenologia de Merleau-Ponty acerca da percepção, onde por primazia o corpo é a principal via para o contato com a experiência, nas provocações sobre do ensino da dança no Brasil, feitas por Klauss Vianna e no diálogo com outros autores, filósofos e pensadores sobre a experiência artística e educacional como Dewey, Larrosa dentre outros. Como inspiração desta discussão duas personalidades na história da dança: Isadora Duncan e Pina Bausch que revolucionaram a dança, são fundamentais. Como metodologia de pesquisa qualitativa de natureza exploratória, foram realizadas e analisadas entrevistas com bailarinos que reforçaram a defesa de que o que não cabe em palavras só pode ser expresso no dançar. Problematizando o ensino da dança com questões ligadas à prevalência da forma, são propostas sobreposições de estratégias docentes que favoreçam aproximar a alma dos estudantes durante as aulas, estabelecendo uma possibilidade de diálogo entre o corpo consciente e a consciência do corpo.
Abstract: This research aims to reflect on the process that takes place between the consciousness of the body and the conscious body from the question asked to professional dancers: "Why do you dance?". Considering that this artistic work is intrinsically committed to life beyond the stages and the rehearsal room. Faced with a training that devotes more time to physical development, there is the possibility of reflecting on the overlapping of strategies that approximate the repertoire of life, everyday experiences in the sense of approaching inseparable instances: body and soul. In order to support the idea that body and soul are not dissociated, the research was based on Merleau-Ponty's phenomenology about perception, where by primacy the body is the main way to contact with experience, in the provocations about dance teaching in Brazil, by Klauss Vianna and in the dialogue with other authors, philosophers and thinkers on the artistic and educational experience as Dewey, Larrosa among others. As inspiration of this discussion two personalities in the history of dance: Isadora Duncan and Pina Bausch who revolutionized dance, are fundamental. As a qualitative research methodology of an exploratory nature, interviews were conducted and analyzed with dancers who reinforced the defense that what can not fit into words can only be expressed in dance. Problematizing the teaching of dance with questions related to the prevalence of form, propose overlaps of teaching strategies that favor the approach of students' souls during classes, establishing a possibility of dialogue between the conscious body and the consciousness of the body.
Palavras-chave: ensino de dança
dança
arte/educação
cultura
corpo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: Pereira, André Rogério. Entre a consciência do corpo e o corpo consciente. 2018. 104 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3843
Data de defesa: 19-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

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