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dc.creatorMainieri, Bruno Omella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2522425420264336por
dc.contributor.advisor1Omar, Nizam-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2067336430076971por
dc.contributor.referee1Braga, Pedro Henrique Cacique-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9450723382257018por
dc.contributor.referee2Braga, Juliana Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7111526592323456por
dc.date.accessioned2019-04-02T17:50:48Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.identifier.citationMAINIERI, Bruno Omella. Dificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemática. 2019. 88 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3834-
dc.description.resumoEm 2015, 53,1% dos alunos de terceiro ano do ensino fundamental público brasileiro demonstraram conhecimento inadequado em matemática. O emprego de dificuldade adaptativa em jogos educativos é proposto com a finalidade de manter o desafio da experiência adequado ao nível de habilidade de cada jogador, em constante evolução, a fim de promover engajamento e permitir o aprendizado de matemática, em particular operações aritméticas básicas de adição, subtração e multiplicação, abordadas nesta etapa escolar. Nesta pesquisa foram desenvolvidas duas versões de um jogo para ensino da matemática, uma dotada desta capacidade adaptativa e outra não. O objeto foi implementado com base em definições de características motivadoras e avaliação de algoritmos de aprendizado de máquina, e levado a testes com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Dados deste experimento sugerem que a versão adaptativa provocou maior engajamento nos usuários, contando com tempo de interação 17,9% mais longo que a versão não adaptativa. Com base na análise do desempenho dos jogadores, a versão adaptativa também foi capaz de oferecer desafios mais adequados à habilidade dos usuários.por
dc.description.abstractIn 2015, 53,1% of brazilian public schools thrid graders had inadequate knowledge of maths. Adaptive difficulty in educational games is proposed with the goal of maintaining adequate challenge for each player’s constantly evolving skill levels, thus promoting engagement and learning of the arithmetical operations of addition, subtraction and multiplication which are studied in this grade. In this research, two versions of an educational mathematics game were created - one of which possesses adaptive difficulty capabilities, and another which does not. The object was implemented according to definitions of motivational characteristics of games and assessment of different machine learning algorithms before being tested with third grade students. Results from this experiment suggest that the adaptive version of the game created greater engagement in users, with a 17,9% longer average interaction time compared to the non-adaptive version. Analysis of the players’ performance also indicates that the adaptive version was capable of offering a level of challenge more adequate to the users’ skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marta Toyoda (1144061@mackenzie.br) on 2019-03-25T20:16:40Z No. of bitstreams: 2 Bruno Omella Mainieri.pdf: 3273758 bytes, checksum: 30dfd448274c8680469836dd276b7cda (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Giovanna Brasil (1154060@mackenzie.br) on 2019-04-02T17:50:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Bruno Omella Mainieri.pdf: 3273758 bytes, checksum: 30dfd448274c8680469836dd276b7cda (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-02T17:50:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Bruno Omella Mainieri.pdf: 3273758 bytes, checksum: 30dfd448274c8680469836dd276b7cda (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-02-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18348/Bruno%20Omella%20Mainieri.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentFaculdade de Computação e Informática (FCI)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programEngenharia Elétricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectdificuldade adaptativapor
dc.subjectjogos digitaispor
dc.subjectjogos educativospor
dc.subjectobjeto de aprendizagempor
dc.subjectaprendizado de máquinapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleDificuldade adaptativa em jogo para o ensino da matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.keywordsadaptive difficultyeng
dc.keywordsdigital gameseng
dc.keywordseducational gameseng
dc.keywordslearning objecteng
dc.keywordsmachine learningeng
Aparece nas coleções:Mestrado - Engenharia Elétrica e Computação

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