Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3826
Tipo do documento: Dissertação
Título: "The beguiled" de Sofia Coppola: o feminino na tela
Autor: Mussareli, Júlia Machado 
Primeiro orientador: Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Primeiro membro da banca: Davino, Gláucia Eneida
Segundo membro da banca: Pederiva, Ana Barbara Aparecida
Resumo: Essa dissertação tem por objetivo problematizar, sob a categoria de análise de gênero, da História Cultural e da semiótica o longa-metragem "The Beguiled" através do olhar da diretora Sofia Coppola. A pesquisa transita nas teorias da História da Cultura e Artes possibilitando identificar e questionar as continuidades e rupturas do feminino local/universal/global norte-americano na contemporaneidade considerando o cinema como documento histórico. A metodologia de análise entrelaça a história do presente (perspectiva da diretora) com a história do passado (espaço e tempo do enredo). Identifica as permanências e transformações da construção histórica, social e cultural do feminino nas personagens mulheres, assim como as relações geracionais, as representações do passado/presente e os imaginários sociais na trama, sem perder de vista o real/ficcional, criado pelo olhar de uma mulher cineasta. A pesquisa também percorre a trajetória de vida pessoal e profissional da cineasta para compreender a leitura dela sobre as narrativas literária e cinematográfica; similarmente divaga sobre o livro "A Painted Devil" escrito por Thomas Cullinan que serviu como inspiração para que Coppola e Siegel produzissem o filme; do mesmo modo percorre sobre a primeira versão do filme, produzido por Don Siegel nos anos 70 e a figura masculina. Sem a pretensão de analisá-los, o livro e a primeira versão do filme contribuem para a percepção da transposição para o remake de Coppola, sustenta a verificação proposta e proporciona a base teórico-metodológica da problemática central. Por fim, adentra no campo da Gestalt para uma análise mais completa do filme a partir do olhar feminino de Coppola.
Abstract: This dissertation aims to problematize, under the category of gender analysis, Cultural History and Semiotics, the feature film "The Beguiled" through the eyes of director Sofia Coppola. The research goes through the theories of the History of Culture and Arts making it possible to identify and question the continuities and ruptures of the feminine local / universal / global North American in contemporary times considering the cinema as historical document. The analysis methodology interweaves the history of the present (director's perspective) with the history of the past (space and time of the plot). It identifies the permanences and transformations of the historical, social and cultural construction of the feminine in the female characters, as well as the generational relations, the representations of the past / present and the social imaginaries in the plot, without losing sight of the real / a woman filmmaker. The research also traces the trajectory of personal and professional life of the filmmaker to understand her reading on literary and cinematographic narratives; similarly wanders over the book "A Painted Devil" written by Thomas Cullinan that served as inspiration for Coppola and Siegel to produce the film; likewise runs through the first version of the film, produced by Don Siegel in the 70's and the male figure. Without the pretension of analyzing them, the book and the first version of the film contribute to the perception of the transposition to the remake of Coppola, supports the proposed verification and provides the theoretical-methodological basis of the central problematic. Finally, he enters the field of Gesltat for a more complete analysis of the film from the feminine look of Coppola.
Palavras-chave: cinema
história
gênero
representação do feminino
olhar feminino
direção
transposição
gestalt
análise
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: Mussareli, Júlia Machado. "The beguiled" de Sofia Coppola: o feminino na tela. 2018. 78 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3826
Data de defesa: 11-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia Machado Mussarelli.pdfJulia Machado Mussarelli2.86 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons