Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3822
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os efeitos da utilização do Big Data na inteligência competitiva
Autor: Lourenço Gimenez, Maycon Franco 
Primeiro orientador: Perez, Gilberto
Primeiro membro da banca: Medeiros Junior, Alberto de
Segundo membro da banca: Vidal, Antonio Geraldo da Rocha
Resumo: Com esta pesquisa, procurou-se verificar a influência da utilização do conjunto tecnológico do Big Data na Inteligência Competitiva. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, sendo a coleta de dados feita com entrevistas em profundidade, direcionadas por meio de um roteiro estruturado previamente elaborado. Foram entrevistados quatro especialistas e gestores que trabalham diretamente com o conjunto de técnicas e ferramentas que compõem o ecossistema de Big Data. A análise dos dados deu-se pela utilização da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa, obtidos pela formação de cinco categorias, indicaram que há influência nos resultados obtidos pela Inteligência Competitiva com a utilização do Big Data. Os resultados também indicam a existência de relações entre as principais dimensões do Big Data com as etapas do Ciclo da Inteligência Competitiva. A revisão da literatura propiciou a criação do Modelo Conceitual que propõe a relação teórica entre os constructos, que veio a ser validada pela análise dos dados coletados. Também foram verificadas relações entre o ciclo da Inteligência Competitiva e o fluxo de dados do Big Data. Ao final da pesquisa, pôde-se inferir que o conjunto tecnológico do Big Data pode proporcionar resultados que dificilmente seriam obtidos com as tecnologias tradicionais utilizadas na Inteligência Competitiva.
Abstract: With this research, we tried to verify the influence of the use of the technology of set Big Data on competitive intelligence. The method of research was the qualitative, descriptive and exploratory character, being data collection made with in-depth interviews, directed through a structured script previously prepared. Were interviewed four experts and managers who work directly with the set of techniques and tools that make up the Big Data ecosystem. The analysis of the data was for the use of content analysis and the results of the survey, obtained by the formation of five categories, indicated that there is influence on the results obtained by competitive intelligence through the use of Big Data. The results also indicate the existence of relationships between the main dimensions of the Big Data with the stages of the cycle of competitive intelligence. The literature review led to the creation of the conceptual model that proposes the theory relationship.
Palavras-chave: inteligência competitiva
inteligência estratégica
Big Data
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Citação: LOURENÇO GIMENEZ, Maycon Franco. Os efeitos da utilização do Big Data na inteligência competitiva. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3822
Data de defesa: 11-Jun-2018
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYCON FRANCO LOURENÇO GIMENEZ.pdfMAYCON FRANCO LOURENÇO GIMENEZ1.99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons