Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaliari, Ketter Valéria Zuchi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176911788419472por
dc.contributor.advisor1Perez, Gilberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8699394703578756por
dc.contributor.referee1Meirelles, Dimária Silva e-
dc.contributor.referee2Prado, Edmir Parada Vasques-
dc.contributor.referee3Medeiros Junior, Alberto de-
dc.contributor.referee4Gaspar, Marcos Antônio-
dc.date.accessioned2019-02-28T19:24:43Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.citationCALIARI, Ketter Valéria Zuchi. O uso da tecnologia da informação e comunicação na cocriação de valor no ensino superior presencial : um estudo com ambiente virtual de aprendizagem. 2018. 187 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3813-
dc.description.resumoCom esta pesquisa se estudou o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), especificamente o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na cocriação de valor no ensino superior presencial. Buscou-se avaliar o impacto do uso do AVA nas experiências de cocriação de valor junto a professores e alunos e sua influência nas percepções de qualidade, desempenho e satisfação em relação ao curso de graduação presencial ao qual estão vinculados. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior privada que faz parte de um dos maiores grupos de ensino do país. Essa instituição investe no uso da tecnologia da informação e comunicação em seu modelo de ensino. Para consecução da pesquisa, foram utilizadas técnicas de natureza qualitativa e quantitativa. Na etapa qualitativa, caracterizada como exploratória, efetuaram-se entrevistas com seis professores que possuem conhecimento acerca do ambiente virtual de aprendizagem e, por meio da análise de conteúdo, buscou-se a elaboração de um modelo segundo o qual futuros pesquisadores poderão identificar como o uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino superior presencial pode proporcionar experiências de cocriação de valor e influenciar na percepção de qualidade e desempenho, gerando satisfação a professores e alunos. Na etapa quantitativa, caracterizada como descritiva, foram aplicados questionários fechados a cento e um alunos e a sessenta professores vinculados aos cursos presenciais ofertados pela instituição de ensino pesquisada, com o propósito de identificar de que forma o uso do ambiente virtual de aprendizagem pode proporcionar as experiências de cocriação e gerar os resultados esperados a partir disso. Nesta etapa, foram utilizadas técnicas estatísticas, como testes de hipóteses, análise de correlação, análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa confirmaram que as variáveis “recursos do AVA”, “infraestrutura de TIC” e “competência tecnológica dos usuários” afetam o uso do AVA, do ponto de vista dos professores. Na perspectiva dos alunos, somente as variáveis “recursos do AVA” e “infraestrutura de TIC” afetam o uso do AVA. Já numa visão geral (professores e alunos), as variáveis que determinam o uso do AVA são “recursos do AVA” e “competência tecnológica dos usuários”. Quanto à cocriação de valor, os elementos “interação/diálogo”, “acesso”, “transparência nas informações”, “participação ativa”, “experiências de ensino e aprendizagem” e “aprendizagem colaborativa” foram confirmados como influenciadores nos resultados de percepção de qualidade e desempenho por parte de alunos e professores e satisfação em relação ao AVA.por
dc.description.abstractWith this research, we study the use of Information and Communication Technology (ICT), specifically the Virtual Learning Environment (AVA), in the co-creation of value in face-to-face higher education. The aim of this study was to evaluate the impact of AVA on value creation experiences with teachers, students, and their influence on perceptions of quality, performance and satisfaction in relation to the face-to-face degree course to which they are linked. The study was conducted at a private higher education institution that is part of one of the largest teaching groups in the country. This institution invests in the use of information and communication technology in its teaching model. To achieve the research, we used qualitative and quantitative techniques. In the qualitative stage, characterized as exploratory, interviews were conducted with six teachers who have knowledge about the virtual learning environment and through the analysis of content we sought to elaborate a model, according to which future researchers will be able to identify how the use of information and communication technology in face-to-face higher education can provide experiences of value creation and influence the perception of quality and performance, generating satisfaction for teachers and students. In the quantitative stage, characterized as descriptive, closed questionnaires were applied to one hundred and one students, and to sixty teachers linked to the on-site courses offered by the researched teaching institution, in order to identify how the use of the virtual learning environment can provide the co-creation experiments and generate the expected results from this. Statistical techniques such as hypothesis tests, correlation analysis, confirmatory factorial analysis and the modeling of structural equations were used in this step. The results of the research confirmed that the variables AVA resources, ICT infrastructure and users 'technological competence affect AVA use from the teachers' point of view. From the perspective of the students, only the variables AVA resources and ICT infrastructure affect the use of AVA and in an overview (teachers and students) the variables that determine the use of AVA are AVA resources and technological competence of users. As for value creation, the elements interaction / dialogue, access, transparency of information, active participation, teaching and learning experiences and collaborative learning were confirmed as influencers in the results of perception of quality and performance by students and teachers and satisfaction with to AVA.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Amarante (1146629@mackenzie.br) on 2019-02-28T19:09:48Z No. of bitstreams: 2 KETTER VALÉRIA Z CALIARI.pdf: 3101109 bytes, checksum: f50a96af4fabdaa7b365570af37bbad7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Giovanna Brasil (1154060@mackenzie.br) on 2019-02-28T19:24:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 KETTER VALÉRIA Z CALIARI.pdf: 3101109 bytes, checksum: f50a96af4fabdaa7b365570af37bbad7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-28T19:24:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 KETTER VALÉRIA Z CALIARI.pdf: 3101109 bytes, checksum: f50a96af4fabdaa7b365570af37bbad7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-10-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18089/KETTER%20VAL%c3%89RIA%20Z%20CALIARI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjecttecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectcocriação de valorpor
dc.subjectensino superior presencialpor
dc.subjectambiente virtual de aprendizagem.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleO uso da tecnologia da informação e comunicação na cocriação de valor no ensino superior presencial : um estudo com ambiente virtual de aprendizagempor
dc.typeTesepor
dc.keywordsinformation and communication technologyeng
dc.keywordsvalue creationeng
dc.keywordsin-class higher educationeng
dc.keywordsvirtual learning environmenteng
Aparece nas coleções:Doutorado - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KETTER VALÉRIA Z CALIARI.pdfKETTER VALÉRIA Z CALIARI3.03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons