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dc.creatorGoulart, Daniel Franco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5954556295231317por
dc.contributor.advisor1Perez, Gilberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8699394703578756por
dc.contributor.referee1Bido, Diógenes de Souza-
dc.contributor.referee2Fragoso, Nelson Destro-
dc.contributor.referee3Paiva, Ely Laureano-
dc.contributor.referee4Batalha, Mario Otavio-
dc.date.accessioned2019-02-28T19:24:16Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.citationGOULART, Daniel Franco. A importância do ambiente de não-mercado para a formulação da estratégia das empresas produtoras de biodiesel : um estudo usando Grounded Theory. 2018. 256 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3811-
dc.description.resumoA cadeia produtiva do biodiesel no Brasil experimenta consistente tendência de aumento nos volumes e valores financeiros movimentados desde sua fundação em 2005. Este segmento encontra-se na intersecção de três assuntos de importância nacional: desenvolvimento rural, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade energética. Rigoroso sistema de regulações foi estabelecido ao longo da cadeia haja vista sua importância para o país. Esta estrutura regulatória tem potencial para impactar o desempenho das empresas produtoras de biodiesel quando negligenciadas por elas. Dois tipos de regulação se destacam neste sentido: os leilões de comercialização de biodiesel e o Selo Combustível Social. A primeira tem relevância para as ações da empresa à jusante da cadeia produtiva, ou seja, na sua relação com seus clientes. A segunda tem papel crucial nas ações da firma à montante da cadeia, ou seja, na sua relação com fornecedores de matéria-prima. Os conceitos tradicionais de estratégia empresarial não são capazes de fornecer os subsídios teóricos necessários para explicar a obtenção de vantagem competitiva e, portanto, de desempenho superior, a partir da relação entre a empresa e os agentes presentes além do ambiente competitivo. Os conceitos de ambiente de não-mercado e de estratégia de não-mercado se propõem a apresentar o ferramental teórico para tal discussão. Estes conceitos são especialmente válidos para mercados com características monopolísticas ou que sejam fortemente regulados. Neste sentido, estabeleceu-se a seguinte questão de pesquisa: Como o ambiente de não-mercado influencia a estratégia e o desempenho da empresa produtora de biodiesel? No cerne desta questão encontram-se dois fenômenos: o impacto sobre o desempenho da empresa produtora de biodiesel causado pelos leilões de biodiesel; e o impacto sobre o desempenho da empresa produtora de biodiesel causado pelo Selo Combustível Social. Adotou-se a perspectiva metodológica fenomenológica para a condução do estudo, ou seja, priorizou-se a exploração dos pontos de vista dos agentes envolvidos com a questão de pesquisa para a descrição dos fenômenos observados e discussões sobre suas causas. Três estratégias de pesquisa complementares foram adotadas para a condução dos trabalhos de coleta e análise de dados: pesquisa bibliográfica; pesquisa bibliométrica e teoria substantiva. As duas primeiras estratégias tiveram a finalidade de delimitar o estado da arte sobre os conceitos de estratégia de não-mercado; ambiente de não-mercado e estudos sobre gestão no contexto da cadeia produtiva do biodiesel. Elas foram conduzidas a partir da análise de dados secundários. A terceira estratégia teve por objetivo explorar em profundidade a visão de agentes com experiência no setor visando desvendar as relações entre ambiente de não-mercado e desempenho da empresa produtora de biodiesel. As discussões provenientes da análise dos dados foram divididas em dois grandes grupos: abordagens exploratórias e abordagens teóricas. A primeira, de caráter descritivo, expôs detalhes sobre os mecanismos de funcionamento dos leilões de biodiesel e do Selo Combustível Social, apondo as primeiras impressões sobre como estes dois aspectos do ambiente de não-mercado impactam o desempenho da empresa produtora de biodiesel. A segunda, de caráter teórico, expôs detalhes sobre os processos analítico e de refinamento dos dados qualitativos obtidos em campo. Discutiu-se desde as avaliações mais simples relacionadas a frequência de palavras até as análises mais sofisticadas de codificação aberta, axial e seletiva. Como resultado central, propôs-se a seguinte teoria substantiva: Estratégias de mercado e de não-mercado são indissociáveis e fundamentais na obtenção de desempenho superior no mercado brasileiro de biodiesel.por
dc.description.abstractBiodiesel supply chain experiences a consistent trend of increase in production volumes and financial turnover since its foundation in 2005. This industry is placed at the intersection of three highly relevant national subjects: rural development, environmental sustainability and energy sustainability. Rigid framework was established throughout the supply chain due to its importance for the country. This framework has the potential to impact the performance of biodiesel production companies when neglected by them. Two types of regulation are especially important on this purpose: the auctions for biodiesel commercialization and the Social Fuel Stamp. The former is relevant for the actions of the organizations downstream of the supply chain, i.e., for the relations between the biodiesel producer companies and their clients. The latter is key for the actions of the organizations upstream the supply chain, i.e., for the relations between the biodiesel producer companies and their raw material suppliers. The most traditional concepts of business strategy are not able to provide the required theoretical tools to explain the obtainment of competitive advantage and, therefore, superior performance, since the relation between the company and the actors at the layer beyond the competitive environment. The concepts of nonmarket and nonmarket strategy present the theoretical tool to this kind of discussion. These concepts are especially valid for markets with monopolistic features or that are highly regulated. In this regard, it was established the following research question: How does nonmarket environment impact strategy and performance of the biodiesel producer firm? At the heart of this question lie two phenomena: the impact on the performance of the biodiesel producer company caused by the biodiesel auctions; and the impact on performance of the biodiesel producer company caused by the Social Fuel Stamp. From a methodological standpoint, it was adopted a phenomenological perspective for the conduction of this study, i.e., it was prioritized the understanding of the standpoints of the agents involved with the research question aiming to describe the observed phenomena and to discuss their causes. Three research strategies were adopted to drive the tasks of collecting and analyzing data: bibliographic research; bibliometric research; and grounded theory. The first two strategies aimed to delimit the state of the art about the concepts of nonmarket strategy; nonmarket environment; and studies on management in the context of the biodiesel supply chain. They were managed from the assessment of secondary data. The third strategy aimed to deeply explore the view of the agents with experience in the biodiesel industry with an eye on the relations between nonmarket environment and performance of the company. The discussions originated from data assessment were divided into two blocks: exploratory approach and theoretical approach. The former, with a descriptive purpose, exposed details on the functioning of the biodiesel auctions and of the Social Fuel Stamp, adding the first impressions on how these two issues of the nonmarket environment impact the performance of the biodiesel producer company. The latter, with a theoretical purpose, exposed details on the analytical and refining processes of the qualitative data that came from the field. It was discussed since the simplest assessments related to the frequency of words until the most sophisticated analysis of open, axial and selective coding. As core result, it is being proposed the following grounded theory: Market and nonmarket strategies are indivisible and key in the pursuit of superior performance in the Brazilian biodiesel market.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Amarante (1146629@mackenzie.br) on 2019-02-28T17:59:22Z No. of bitstreams: 2 DANIEL FRANCO GOULART.pdf: 3211289 bytes, checksum: 708bbfd8e0d85587e84d9243e5a79dac (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Giovanna Brasil (1154060@mackenzie.br) on 2019-02-28T19:24:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DANIEL FRANCO GOULART.pdf: 3211289 bytes, checksum: 708bbfd8e0d85587e84d9243e5a79dac (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-28T19:24:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DANIEL FRANCO GOULART.pdf: 3211289 bytes, checksum: 708bbfd8e0d85587e84d9243e5a79dac (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-10-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18086/DANIEL%20FRANCO%20GOULART.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectestratégiapor
dc.subjectnão-mercadopor
dc.subjectdesempenhopor
dc.subjectbiodieselpor
dc.subjectregulaçãopor
dc.subjectselo combustível socialpor
dc.subjectleilões de biodieselpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpor
dc.titleA importância do ambiente de não-mercado para a formulação da estratégia das empresas produtoras de biodiesel : um estudo usando Grounded Theorypor
dc.typeTesepor
dc.keywordsstrategyeng
dc.keywordsnonmarketeng
dc.keywordsperformanceeng
dc.keywordsbiodieseleng
dc.keywordsregulationeng
dc.keywordssocial fuel stampeng
dc.keywordsbiodiesel auctionseng
Aparece nas coleções:Doutorado - Administração de Empresas

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