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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos das políticas setoriais sobre a indústria de veículos leves no período 2000 - 2017
Autor: Silva, Samuel da Costa Monteiro 
Primeiro orientador: Scarano, Paulo Rogério
Primeiro membro da banca: Maciel, Vladimir Fernandes
Segundo membro da banca: Lima, André Fernandes
Resumo: A indústria automobilística brasileira sempre foi alvo de constantes incentivos setoriais do governo, tanto para o seu desenvolvimento quanto para o fomento da economia em geral. Com isso, o objetivo principal do presente trabalho é analisar o desempenho da indústria automobilística, sob a perspectiva da venda de veículos, diante das diferentes políticas setoriais, envolvendo a desoneração da alíquota de IPI, que foram praticadas no período compreendido entre 2000 e 2017. Para tanto, a partir da caracterização da estrutura do mercado automotivo brasileiro, analisa-se a evolução histórica do setor e identificam-se as variáveis, apontadas pela literatura econômica, que impactam as vendas de veículos leves no Brasil. Os trabalhos empíricos sobre o setor, em geral, convergem para as variáveis renda, preço dos veículos e crédito. Deste modo, o presente trabalho, primeiramente busca correlacionar as vendas, utilizando como proxy a quantidade de veículos licenciados no período, com cada uma daquelas variáveis. Em seguida, busca avaliar, utilizando o teste de causalidade de Granger, o impacto sobre as vendas de veículos, das diferentes políticas setoriais governamentais, envolvendo redução de alíquotas de IPI entre 2000 e 2017. Os resultados do estudo revelam que, além da forte relação entre vendas de automóveis e as variáveis econômicas, renda, preço e crédito, as políticas de incentivo envolvendo redução do IPI se mostram estatisticamente significativas para as vendas, sendo que o IPI possui precedência em relação às vendas de veículos.
Abstract: The Brazilian auto industry has always been the target of constant sectorial incentives from the government, both for its development and for the promotion of the economy in general. The main objective of this study is to analyze the performance of the automobile industry, from the perspective of the sale of vehicles, in front of the different sectorial policies, involving the discharge of the IPI rate, which was practiced between 2000 and 2017. For this purpose, starting for the characterization of the Brazilian auto industry market structure, the historical evolution of the sector was analyzed and the variables identified in the economic literature were analyzed too, which have an impact on the sales of light vehicles in Brazil. The empirical work on the sector, in general, converges to the variables income, vehicle prices, and credit. Thus, the present work first sought to correlate sales, using as a proxy the number of vehicles licensed in the period, with each one of thos e variables. Before that, sought to assess the impact on vehicle sales of different government sectorial policies, involving reduction of IPI rates between 2000 and 2017, using the Granger causality test. The results of the study revealed that, in addition to the strong relationship between car sales and the economic, income, price and credit variables, the incentive policies involving reduction of IPI were statistically significant for sales, with IPI having precedence over vehicle.
Palavras-chave: economia industrial
indústria automobilística
incentivos setoriais
imposto sobre produtos industrializados
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Economia e Mercados
Citação: SILVA, Samuel da Costa Monteiro. Efeitos das políticas setoriais sobre a indústria de veículos leves no período 2000 - 2017. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia e Mercados) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3807
Data de defesa: 7-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional - Economia e Mercados

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