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Tipo do documento: Dissertação
Título: Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil
Autor: Fortes, Diego Monteiro de Arruda 
Primeiro orientador: Pinto, Felipe Chiarello de Souza
Primeiro membro da banca: Avelino, Pedro Buck
Segundo membro da banca: Ghirardi, Jose Garcez
Resumo: A dissertação se inicia por um breve relato dos aspectos históricos da criação do curso de Direito brasileiro, informando que ao longo dos anos ocorreram apenas alterações nas matrizes curriculares do ensino jurídico não sendo capaz de promover uma alternativa ao ensino vigente baseado em aulas expositivas. Como saída a esse cenário propõe-se o estudo dos métodos participativos idealizados inicialmente nos Estados Unidos da América, posteriormente, chega-se a América Latina e, então, no surge no Brasil, pautado em uma postura ativa do aluno. Em seguida por revisão bibliográfica, faz-se uma observação direta do funcionamento das Clínicas Jurídicas em quatros faculdades de Direito em São Paulo capitalevidenciando-se a importância do método clínico no ensino jurídico atual brasileiro, haja vista que, colabora para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da carreira técnica e científica do aluno. O método clínico busca aliar a teoria com a prática do direito, pelo qual o estudante trabalha sobre o litígio estratégico em casos reais. Trata-se de uma ferramenta pedagógica efetiva, na formação de interpretes do direito, é uma experiência ímpar de ensino e aprendizado, com pontos positivos para os professores, estudantes e sociedade em geral
Abstract: This dissertation starts with a brief report of the historical aspects of the creation of the Brazilian Law course, informing that throughout the years there has been only changes in the curricular matrices of the legal education that was not able to promote an alternative to the current teaching based on lectures. As an exit to this scenario, the study proposes to research the participatory methods idealized initially in the United States of America, that later, arrived in Latin America, and then, came to Brazil, based on an active student posture. Then by bibliographical review a direct observation is made of the functioning of the Legal Clinics in four different Law faculties in São Paulo capital, showing the importance of the clinical method in the current Brazilian Legal education, given that, it contributes to the development and improvement of the technical and scientific career of the student. The student works with real cases. It is an effective pedagogical tool, especially in the training of the law interpreters, it is an unparalleled experience of teaching and learning, with positive aspects for lectures, students and the society as a whole.
Palavras-chave: ensino jurídico
método de ensino participativo
clínica jurídica
estudo de casos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Faculdade de Direito (FDIR)
Programa: Direito Político e Econômico
Citação: FORTES, Diego Monteiro de Arruda. Clínicas jurídicas: por um novo modelo de ensino do direito no Brasil. 2018. 127 f. Dissertação (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3771
Data de defesa: 3-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado - Direito Político e Econômico

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