Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3745
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de inovação para o desenvolvimento de mercados : um estudo em startups
Autor: Martins, Eros Augusto Asturiano 
Primeiro orientador: Zilber, Moisés Ari
Primeiro membro da banca: Perez, Gilberto
Segundo membro da banca: Sbragia, Roberto
Resumo: Com este estudo identificaram-se como as estratégias de inovação contribuem para o desenvolvimento de mercados em startups. Os constructos “Estratégias para o Desenvolvimento de Mercados” e “Inovação” foram abordados no referencial teórico, o qual abordou o contexto de estratégia, a busca pela criação de mercado e os tipos e processos de inovação. Para melhor entender o âmbito da pesquisa, startups, os objetivos específicos buscaram analisar como a inovação ocorre e identificar as ferramentas que estas empresas utilizam para a inovação, além de verificar a criação de mercado por meio de sua inovação. O método de pesquisa foi o qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, e a coleta dos dados foi realizada por meio de um roteiro estruturado. Foram entrevistados dez fundadores de startups, cujo recorte abordou as que utilizam o modelo de “plataforma” e estão com pelo menos um produto no mercado. Para análise dos dados foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, a qual contou com a criação de unidades de significado e categorização para a triangulação dos dados e realização da análise, pelas quais observou-se que as startups coletam informações no mercado e por meio de feedbacks de seus clientes para validar suas ideias em busca da inovação, que ocorre por meio de processos ágeis e, muitas vezes, não explícitos. Dentre as estratégias para a inovação, a Lean Startup (Startup Enxuta) teve destaque. Por fim, o objetivo geral foi atingido e foi possível observar como as estratégias de inovação contribuem para o desenvolvimento de mercados em startups.
Abstract: This study identified a contribution of innovation strategies to the market development in startups. The Strategies of Market Development and Innovation were approached in the theoretical framework, in the context of strategy, in the search for market creation and in the types of innovation processes. What is more specific to the research, startups, tasks existing seek analysis as the innovation occur and identify the tools that companies use for an innovation, as well as verifying the creation of a market through its innovation. The research method was qualitative, descriptive and exploratory, and a data collection was performed through a structured script. Ten founders of startups were interviewed, whose audience approached how to use the platform model and to have one less product on the market. Data analysis was a technique of data analysis, with the participation of meanings and categorization for data triangulation and inferences, through which the startups collect information in the market and feedback from their clients to validate their ideas in search of innovation, which occur through agile and often non-explicit processes. Among the strategies for innovation, Lean Startup was highlighted. Finally, the general objective was reached, and it was possible to observe how the rules of innovation contributed to the development of markets in startups.
Palavras-chave: desenvolvimento de mercado
estratégia
inovação
startup
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Citação: MARTINS, Eros Augusto Asturiano. Estratégias de inovação para o desenvolvimento de mercados : um estudo em startups. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3745
Data de defesa: 16-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EROS AUGUSTO ASTURIANO MARTINS.pdfEROS AUGUSTO ASTURIANO MARTINS2.31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons