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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPalmeira, Felipe Cabrini Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5742204677264732por
dc.contributor.advisor1Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5131975026612008por
dc.contributor.referee1Lopes, Paulo Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1678715490240349por
dc.contributor.referee2Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045por
dc.date.accessioned2018-11-08T17:07:14Z-
dc.date.issued2018-08-13-
dc.identifier.citationPALMEIRA, Felipe Cabrini Alves. Jogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musical. 2018. 96 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3726-
dc.description.resumoA inclusão do ensino musical no ensino básico oferece diversos benefícios para as crianças, auxiliando em seu aprendizado em outras disciplinas. Um dos desafios na musicalização infantil está em encontrar uma estratégia didática que desperte o interesse e a vontade de aprender nas crianças. Este estudo tem por objetivo construir um jogo digital do tipo serious games com foco na musicalização infantil, para ser utilizado como ferramenta de aprendizagem na percepção dos timbres dos instrumentos. Para tanto, foi delineada uma proposta de arquitetura do jogo com base nas pesquisas sobre estado de fluxo, dessa forma busca-se o aumento da imersão do jogador, facilitando o aprendizado. Também são aplicados algoritmos de inteligência artificial para controlar o n´nível de dificuldade, para que o jogo se adapte ao jogador, tendo em vista tornar a experiência de jogar sozinho divertida e manter o jogador entretido por mais tempo possível. Como resultado, foi desenvolvido um jogo que utiliza diversas técnicas para manter o jogador entretido e ao mesmo tempo ele consiga assimilar o conteúdo pedagógico musical. Os testes preliminares, com dez crianças mostraram como a Realidade Aumentada contribuiu em facilitar a transição do mundo real para o mundo virtual e evidenciaram que as crianças conseguiram absolver o conteúdo proposto do jogo contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento na área de musicalização.por
dc.description.abstractThe inclusion of music education is not compulsory for children, aiding in their learning in other disciplines. One of the challenges of child musicalization is to find a didactic strategy that arouses interest and a desire to learn in children. This study aims to develop a digital game of serious games with an emphasis on children’s music, to be used as a learning instrument in the perception of the tones of the instruments. For that, a proposal of game architecture based on the research on the state of mind was designed, in a way that seeks to increase the immersion of the player, facilitating the learning. There are also artificial intelligence algorithms to control the level of difficulty, so that the game adapts to the player, in view of a gaming experience alone and keep the game entertained for as long as possible. As a result, a technical management application has been developed to keep the user entertained and at the same time to assimilate the musical pedagogical content. The preliminary tests showed how the Augmented Reality contributed to facilitate the transition from the real world to the virtual world and showed that the children were able to absolve the proposed content of the game thus contributing to its development in the area of musicalization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marta Toyoda (1144061@mackenzie.br) on 2018-10-29T20:52:43Z No. of bitstreams: 2 FELIPE CABRINI ALVES PALMEIRA.pdf: 11933483 bytes, checksum: 05e5bfed76cd2626746a9127a5a33994 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Giovanna Brasil (1154060@mackenzie.br) on 2018-11-08T17:07:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 FELIPE CABRINI ALVES PALMEIRA.pdf: 11933483 bytes, checksum: 05e5bfed76cd2626746a9127a5a33994 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-08T17:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 FELIPE CABRINI ALVES PALMEIRA.pdf: 11933483 bytes, checksum: 05e5bfed76cd2626746a9127a5a33994 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-08-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17604/FELIPE%20CABRINI%20ALVES%20PALMEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentFaculdade de Computação e Informática (FCI)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programEngenharia Elétricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectjogos digitaispor
dc.subjectmusicalização infantilpor
dc.subjectrealidade aumentadapor
dc.subjectjogos educacionaispor
dc.subjectinteligência artificialpor
dc.subjectadaptatividadepor
dc.subjectteoria de fluxopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleJogo digital com realidade aumentada e inteligência artificial aplicado ao contexto de musicalização infantil com foco na percepção de musicalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.keywordsdigital gameseng
dc.keywordsmusicalizationeng
dc.keywordsaugmented realityeng
dc.keywordseducational gameseng
dc.keywordsartificial intelligenceeng
dc.keywordsadaptivityeng
dc.keywordsflow theoryeng
Aparece nas coleções:Mestrado - Engenharia Elétrica e Computação

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