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Tipo do documento: Dissertação
Título: Emoção na educação infantil: um olhar sobre a aprendizagem na convivência humana
Autor: Silva, Rafaela da Rocha 
Primeiro orientador: Souza Neto, João Clemente de
Primeiro coorientador: Fichter, Bernhard Johannes
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Azevedo, Cleomar
Resumo: A escola é uma instituição social que se faz presente desde o início da vida e se constitui como fonte de interações sociais nas quais as emoções se fazem presentes, proporcionando uma aprendizagem integralizadora de diferentes aspectos humanos. Assim, percebendo a importância das emoções no contexto educacional infantil para o desenvolvimento e aprendizado das crianças de zero a cinco anos e destacando o caráter social da aprendizagem, o objetivo geral deste trabalho é esclarecer como professores da Educação Infantil concebem a emoção no processo educativo. Este que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: investigar como professores da Educação Infantil lidam com as suas emoções em seu fazer docente; observar como eles mediam as emoções na dinâmica social estabelecida em sala de aula; compreender como relacionam emoção e educação. Para alcançar estes objetivos de pesquisa, foram realizadas entrevistas com professoras do Ensino Infantil de uma escola particular da cidade de São Luís, no Maranhão. O discurso delas é referido no trabalho por meio de nomes fictícios e foi analisado à luz do referencial teórico construído e apresentado nos capítulos iniciais. As análises foram realizadas levando-se em consideração três pilares básicos: os objetivos da pesquisa, o corpo conceitual apresentado no trabalho e a realidade social na qual participantes e pesquisador estão imersos. Os conteúdos foram organizados, classificados e analisados segundo eixos de análise e cada categoria é composta de entrecruzamentos entre os aspectos comuns, observados nos discursos dos participantes, e a sustentação teórica, possibilitando ao leitor a compreensão do processo de construção de novos conhecimentos a partir da análise qualitativa. Nestes termos, os resultados obtidos foram os seguintes: os professores lidam com suas emoções percebendo-as no contexto escolar, evitando que prejudiquem o processo educativo; gerenciam as emoções proporcionando aos alunos um ambiente acolhedor, fundado na amorosidade e no cuidado; afirmam que emoção e aprendizagem estão intimamente ligados, sendo a primeira facilitadora ou impeditiva da segunda, a depender do modo como a convivência humana está estruturada em sala de aula.
Abstract: The school is a social institution that is present since the beginning of life and that constitutes a source of social interactions in which emotions are present, providing a filler learning process of different human aspects. This way, realizing the importance of emotions in the childish educational context to development and learning of children from 0 to 5 years old and highlighting the social aspect of learning, the main goal of this work is to clarify how Childhood Education teachers conceive emotion in the educational process. This unfolds in the following specific goals: investigate how teachers of Childhood Education deal with their emotions in their teaching; observe how they mediate the emotions in the social dynamic established in the classroom; comprehend how they relate emotion and education. To reach these research goals, interviews were made with teachers of Childhood Education of a particular school in São Luís, Maranhão. Their speech is refered in the work through fictitious names and was analyzed under the theorical referential light built and presented in the initial chapters. The analyses were made taking into consideration three basic pillars: the goals of the research, the conceptual structure presented in the work and the social reality in which participants and researcher are immersed. The contents were organized, classified and analyzed according to analysis axis and each category is composed by tangles between common aspects, observed in the participants’ speeches, and the theorical sustenance, enabling the reader to comprehend the construction processes of new knowledges from qualitative analysis. In this regard, the obtained results were the following: the teachers deal with their emotions perceiving them in the school context, preventing them to damage the educational process; they manage emotions providing to students a cozy environment, founded in lovingness and care; they affirm that emotion and learning are intimately connected, being the first facilitator or blocker of the second, depending on how human coexistence is structured in the classroom.
Palavras-chave: educação infantil
emoções
relações interpessoais.
psicologia da educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: SILVA, Rafaela da Rocha. Emoção na educação infantil: um olhar sobre a aprendizagem na convivência humana. 2018. 181 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3639
Data de defesa: 20-Jun-2018
Aparece nas coleções:Mestrado - Educação, Arte e História da Cultura

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