Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3626
Tipo do documento: Dissertação
Título: Intertextualidade e produção de sentidos: análise em anúncios publicitários
Autor: Almeida Junior, Raul Marcelino de 
Primeiro orientador: Batista, Ronaldo de Oliveira
Primeiro membro da banca: Brito, Regina Helena Pires de
Segundo membro da banca: Tocaia, Luciano Magnoni
Resumo: Este trabalho acadêmico tem como objetivo avaliar a presença da intertextualidade no discurso publicitário, e demonstrar a relevância da intertextualidade nas relações intertextuais e dialógicas no processo de significação dos textos. O referencial teórico que consolida este trabalho parte das considerações estabelecidas pela linguística textual (em especial nos trabalhos de Ingedore Koch), tendo em vista as ideias iniciais de Mikhail Bakhtin; e de autores do ramo da comunicação midiática, dentre eles Bazerman, Sampaio e Citelli. Como material a ser analisado recorreu-se a anúncios publicitários de uma campanha da Rede Hortifruti, líder no setor de hortifrutigranjeiros no país, e pioneira ao lançar um conceito de marketing de varejo que utiliza as frutas, verduras e legumes como “personagens”. Verificou-se durante a análise, a presença de diferentes discursos, resgatados com uma nova roupagem, tendo participação ativa no funcionamento do processo persuasivo, e confirmando a presença da intertextualidade como um valioso auxílio à publicidade, tanto em textos impressos quanto na internet, constatando ocorrências linguísticas e visuais tidas como intertextuais.
Abstract: This academic work aims to evaluate the presence of intertextuality in advertising discourse and to demonstrate the relevance of intertextuality in intertextual and dialogic relations in the process of meaning of texts. The theoretical framework that consolidates this work starts from the considerations established by textual linguistics (especially in the works of Ingedore Koch), in view of the initial ideas of Mikhail Bakhtin; and of authors in the field of media communication, among them Bazerman, Sampaio and Citelli. As a material to be analyzed, we resorted to commercials of a campaign of the Hortifruti Network, leader in the horticultural industry in the country, and a pioneer in launching a concept of retail marketing that uses fruits, vegetables and vegetables as "characters". During the analysis, the presence of different speeches, rescued with a new outfit, was actively involved in the persuasive process, confirming the presence of intertextuality as a valuable aid to publicity, both in print and on the Internet, noting linguistic and visual occurrences seen as intertextual.
Palavras-chave: linguística textual
intertextualidade
anúncios publicitários
persuasão
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: ALMEIDA JUNIOR, Raul Marcelino de. Intertextualidade e produção de sentidos: análise em anúncios publicitários. 2018. 102 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3626
Data de defesa: 20-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raul Marcelino de Almeida Jr..pdfRaul Marcelino de Almeida Junior3.19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.