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dc.creatorDamin, Fabiano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4509332849283967por
dc.contributor.advisor1Perez, Gilberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8699394703578756por
dc.contributor.referee1Marcondes, Reynaldo Cavalheiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082252604805492por
dc.contributor.referee2Cappellozza, Alexandre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358857348226421por
dc.date.accessioned2018-06-11T18:49:13Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.citationDAMIN, Fabiano. Fatores organizacionais internos que influenciam a adoção da gamificação como inovação: um estudo de caso. 2017. 100 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3617-
dc.description.resumoEste projeto de pesquisa objetivou verificar os fatores internos de uma organização que podem influenciar a adoção da gamificação como uma ferramenta inovadora, em uma empresa de desenvolvimento de softwares. Foi apresentado um referencial teórico envolvendo inovação, em que é dado enfoque na inovação em processos, na teoria de difusão da inovação, em que são apresentados os fatores internos identificados por vários autores e a gamificação como ferramenta inovadora. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, na qual realizou-se um estudo de caso a partir de entrevistas em profundidade, com roteiro estruturado e previamente elaborado, para coleta de dados e posteriormente análise em profundidade. As entrevistas foram realizadas com seis líderes de times de produção de uma fábrica de softwares de Foz do Iguaçu-PR entre abril e maio de 2017, sendo a análise dos dados realizada com a técnica da Análise de Conteúdo. Com os resultados obtidos foi possível detectar a presença de sete fatores internos organizacionais propostos pela teoria, para os quais foram criadas as seguintes Categorias: C3: A Decisão pela Inovação; C4: Natureza dos Canais de Comunicação; C5: Natureza do Sistema Social; C6: Atuação do Agente de Mudança; C7: O Processo Participativo; C8: O Preparo do Ambiente para Mudança; e C9: A Estrutura Organizacional. Também foram identificadas outras duas Categorias relacionadas a percepção que os entrevistados tiveram da gamificação, sendo elas: C1: Motivação e Benefícios Obtidos com a Inovação; e C2: Foco na Produtividade.por
dc.description.abstractThis research project aimed to verify if the internal factors of an organization can influence the adoption of gamification as an innovative tool in a software development company. A theoretical reference is presented involving innovation, focusing on process innovation, the diffusion theory of innovation, presenting the internal factors identified by several authors and the gamification as an innovative tool. In order to achieve the proposed objectives, a qualitative exploratory and descriptive approach was used, in which a case study was carried out from in-depth interviews, with a structured and previously elaborated script, for data collection and later in-depth analysis. The interviews were conducted with six production team leaders from a software factory at Foz do Iguaçu-PR between April and May 2017 and data analysis was performed using the Content Analysis technique. With the results obtained it was possible to detect evidence of the seven internal organizational factors proposed by the theory, for which the following categories were created: C3: The Decision for Innovation; C4: Nature of Communication Channels; C5: Nature of the Social System; C6: Change Agent Performance; C7: The Participatory Process; C8: Preparing the Environment for Change; and C9: The Organizational Structure. Two other Categories related to the perception that the interviewees had of gamification were also identified, being: C1: Motivation and Benefits Obtained with Innovation; And C2: Focus on Productivity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Silvania Ribas (silvania@mackenzie.br) on 2018-04-24T12:24:38Z No. of bitstreams: 1 FABIANO DAMIN.pdf: 1155013 bytes, checksum: 6b1c0b3f073527b4ec1dd31df5351cc3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br), reason: Todas os assuntos estão em cx alta. on 2018-04-28T15:57:29Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Silvania Ribas (silvania@mackenzie.br) on 2018-05-02T18:12:16Z No. of bitstreams: 1 FABIANO DAMIN.pdf: 1155013 bytes, checksum: 6b1c0b3f073527b4ec1dd31df5351cc3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br), reason: Assuntos em cx alta on 2018-05-04T14:23:40Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Silvania Ribas (silvania@mackenzie.br) on 2018-05-30T14:50:04Z No. of bitstreams: 1 FABIANO DAMIN.pdf: 1155013 bytes, checksum: 6b1c0b3f073527b4ec1dd31df5351cc3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Giovanna Brasil (1154060@mackenzie.br) on 2018-06-11T18:49:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FABIANO DAMIN.pdf: 1155013 bytes, checksum: 6b1c0b3f073527b4ec1dd31df5351cc3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-11T18:49:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FABIANO DAMIN.pdf: 1155013 bytes, checksum: 6b1c0b3f073527b4ec1dd31df5351cc3 (MD5) Previous issue date: 2017-08-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16716/FABIANO%20DAMIN.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programAdministração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectinovação em processospor
dc.subjectteoria de difusãopor
dc.subjectfatores internospor
dc.subjectgamificaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleFatores organizacionais internos que influenciam a adoção da gamificação como inovação: um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.keywordsinnovationeng
dc.keywordsprocesses innovationeng
dc.keywordstheory of diffusioneng
dc.keywordsinternal factorseng
dc.keywordsgamificationeng
Aparece nas coleções:Mestrado - Administração de Empresas

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