Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3534
Tipo do documento: Dissertação
Título: O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno
Autor: Matos, Igor Wilson Serrão 
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Primeiro membro da banca: Brito, Regina Helena Pires de
Segundo membro da banca: Maia, Gisele Gomes
Resumo: Esta dissertação busca analisar o papel da boa relação professor-aluno na prática educativa progressista, como resposta e solução aos problemas educacionais enfrentados na educação tradicional. Para isso, o presente estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, apoia-se na análise das obras de Paulo Freire - Pedagogia do oprimido e Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Na educação progressista defendida por Freire, o diálogo é elemento primordial de construção da necessária relação entre professor e aluno. A educação baseada no diálogo pressupõe respeito às características ética e humana de educadores e educandos na prática educativa, com a finalidade de formar e informar indivíduos capazes de analisar criticamente a realidade social e de atuarem no mundo de modo crítico, responsável e comprometido, com a consciência e a responsabilidade histórica que possuem. Desta forma, a presente pesquisa analisa a identidade da escola tradicional, o conceito de diálogo trazido por Freire e a necessária positividade da relação professor-aluno sob a perspectiva da educação progressista.
Abstract: This dissertation seeks to analyze the role of the good teacher-student relationship in progressive educational practice as a solution to problems faced in traditional education. The present study, performed by means of bibliographic research, is based on the analysis of Paulo Freire’s works - Pedagogia do oprimido and Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. In progressive education defended by Freire, the dialogue is a key element in building the necessary relationship between teacher and student.found. Education based on dialogue presupposes respect for ethical and human characteristics of educators and learners in educational practice, to form and inform individuals capable of critically analyzing the social reality and act in the world in a critical, responsible and committed way, with the consciousness and historical responsibility that they have. In this way, the present research analyzes the identity of the traditional school, the dialogue concept brought by Freire and the necessary positivity of the teacher-studant relationship from the perspective of progressive education.
Palavras-chave: Paulo Freire
educação progressista
diálogo
relação professor-aluno
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: MATOS, Igor Wilson Serrão. O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno. 2018. 86 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3534
Data de defesa: 9-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Igor Wilson Serrão Matos.pdfIgor Wilson Serrão Matos825.96 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons