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dc.creatorLeal, Priscila Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148569217394771por
dc.contributor.advisor1Macedo, Elizeu Coutinho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683719309513445por
dc.contributor.referee1Seabra, Alessandra Gotuzo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703por
dc.contributor.referee2Mecca, Tatiana Pontrelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9354478198313928por
dc.date.accessioned2018-04-09T16:54:51Z-
dc.date.issued2018-02-15-
dc.identifier.citationLEAL, Priscila Reis. Desenvolvimento e evidências de validade do ILEF-I: Inventário de Leitura para o Ensino Fundamental I. 2018. 159 f. Dissertação (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3505-
dc.description.resumoA leitura bem-sucedida depende de habilidades como o reconhecimento de palavras, fluência e compreensão. Essas habilidades são desenvolvidas a partir da progressão escolar e da exposição formal às regras ortográficas e linguísticas. A avaliação dessas habilidades é fundamental para que professores possam elaborar melhores intervenções às necessidades dos alunos. O objetivo desse trabalho foi desenvolver e buscar evidências de validade do instrumento ILEF-I: Inventário de Leitura para o Ensino Fundamental I baseado no Informal Reading Inventory (IRI) utilizando a estrutura do Basic Reading Inventory (BRI). O ILEF-I busca avaliar as de fluência, reconhecimento de palavras e compreensão leitora de estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental brasileiro. Participaram do estudo 110 estudantes de escola particular entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental I. Foram aplicados instrumentos de compreensão auditiva, leitura de palavras e pseudopalavras, leitura de frases e nomeação automática. Análise do desempenho conforme a progressão escolar entre as listas de palavras (acertos e tempo) e o leitura de textos (erros e tempo) revelou adequação do instrumento ILEF-I conforme o nível de dificuldades dos itens. Análise de correlação de Pearson entre as listas e textos para cada ano escolar e os testes cognitivos aplicados mostraram que as listas de palavras apresentam evidencia de validade convergente com o teste de leitura de palavras isoladas.Conclui-se, portanto, que o instrumento apresenta resultados que indicam boa aplicabilidade em contexto escolar a fim de proporcionar aos professores ferramentas de verificação do nível de leitura apresentados pelos alunos.por
dc.description.abstractSuccessful reading depends on skills such as word recognition, fluency, and comprehension. These skills are developed from school progression and formal exposure to orthographic and linguistic rules. The evaluation of these skills is fundamental so that teachers can elaborate better interventions to the needs of the students. The objective of this work was to develop and search for evidence of validity of the ILEF-I: Reading Inventory for Elementary Education I based on the Informal Reading Inventory (IRI) using the Basic Reading Inventory (BRI) framework. ILEF-I seeks to evaluate fluency,word recognition and reading comprehension of students from the 1st to 5th year of elementary school in Brazil. A total of 110 private school students participated in the study between the 1st and 5th year of Elementary School I. Instruments of listening, reading of words and pseudowords, reading of sentences and automatic naming were applied. Analysis of the performance according to the school progression between the lists of words (correctness and time) and reading of texts (errors and time) revealed adequacy of the ILEF-I instrument according to the level of difficulties of the items. Pearson's correlation analysis between lists and texts for each school year and applied cognitive tests showed that word lists present evidence of convergent validity with the test for reading single words. It is concluded, therefore, that the instrument presents results that indicate good applicability in a school context in order to provide teachers with tools to verify the level of reading presented by students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jaqueline Duarte (1157279@mackenzie.br) on 2018-04-07T00:38:55Z No. of bitstreams: 2 Priscila Reis Leal.pdf: 23153028 bytes, checksum: e8203320c7a6869b2da9edbb9e599f94 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Eliana Barboza (eliana.silva1@mackenzie.br), reason: Jaque, precisamos verificar o cadastro da Alessandra Seabra. on 2018-04-09T14:42:22Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jaqueline Duarte (1157279@mackenzie.br) on 2018-04-09T16:31:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Priscila Reis Leal.pdf: 23153028 bytes, checksum: e8203320c7a6869b2da9edbb9e599f94 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16061/Priscila%20Reis%20Leal.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectdesempenho acadêmicopor
dc.subjectfluênciapor
dc.subjectcompreensãopor
dc.subjectreconhecimento de palavraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApor
dc.titleDesenvolvimento e evidências de validade do ILEF-I: Inventário de Leitura para o Ensino Fundamental Ipor
dc.typeDissertaçãopor
dc.keywordsacademic performanceeng
dc.keywordsfluencyeng
dc.keywordscomprehensioneng
dc.keywordsword recognitioneng
Aparece nas coleções:Mestrado - Distúrbios do Desenvolvimento

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