Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3451
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de mapas auto-organizáveis como ferramenta de análise exploratória em testes cognitivos destinados a medir o desempenho escolar
Autor: Jarske, Johne Marcus 
Primeiro orientador: Silva, Leandro Augusto da
Primeiro membro da banca: Seabra, Alessandra Gotuzo
Segundo membro da banca: Peres, Sarajane Marques
Resumo: Apesar da melhora nos índices de escolarização apontada por indicadores internacionais tais como o PISA 2012/2015 - Programme for International Student Assessment, a qualidade da educação no Brasil continua muito ruim, necessitando de melhorias em praticamente todos os aspectos avaliados pela Organisation for Economic Co-operation and Development - OECD, que organiza o PISA, tais como o desempenho na leitura e no ensino da matemática. Este estudo tem como objetivo contribuir com técnicas que possam aperfeiçoar a análise dos dados educacionais e propõe o uso de mapas auto-organizáveis (SOM) como ferramenta para a análise exploratória de dados no apoio a descobertas e diagnósticos relativos a performance escolar, focando na análise de testes voltados para medir o desenvolvimento das habilidades cognitivas em estudantes. Espera-se que essas técnicas de analise possam auxiliar os pesquisadores da área educacional na elaboração de melhores diagnósticos relativos ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes e auxiliar no processo de validação e normalização dos testes cognitivos, provendo, desta forma, técnicas para visualização dos dados, identificação de padrões, identificação de outliers, detecção de agrupamentos e busca por informações ocultas nos dados.
Abstract: Despite the improvement in schooling rates pointed by international indicators such as PISA 2012/2015 - Program for International Student Assessment, the education quality in Brazil continues to be very poor, necessitating improvements in practically all aspects assessed by the OECD, which organizes PISA, such as performance in reading and mathematics. This study aims to contribute with techniques that can improve the analysis of educational data and proposes the use of self-organizing maps (SOM) as a tool for exploratory data analysis to support discoveries and diagnoses related to school performance, focusing on the analysis of tests developed to measure the development of cognitive abilities in students. It is hoped that these techniques of analysis can help educational researchers in the preparation of better diagnoses related to student’s cognitive development and to assist in the validation process and normalization of the cognitive tests, thus providing techniques for data visualization, patterns and outliers detection, cluster analysis and searching at hidden information in the data.
Palavras-chave: análise exploratória
visualização de dados
mapas auto-organizáveis
estatística inferencial
testes cognitivos
desempenho acadêmico
desenvolvimento cognitivo
aprendizado da leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Programa: Engenharia Elétrica
Agencia(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citação: JARSKE, Johne Marcus. O uso de mapas auto-organizáveis como ferramenta de análise exploratória em testes cognitivos destinados a medir o desempenho escolar. 2017. 110 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3451
Data de defesa: 26-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado - Engenharia Elétrica e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOHNE MARCUS JARSKE.pdfJohne Marcus Jarske4.56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons