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dc.creatorDaher, Mariana de Alcantara Calil-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6033552974392778por
dc.contributor.advisor1Brito, Regina Helena Pires de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299por
dc.contributor.referee1Muraro, Marlon Luiz Clasen-
dc.contributor.referee2Andrade, Carlos Augusto Basptista-
dc.date.accessioned2018-01-23T11:46:13Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.citationDAHER, Mariana de Alcantara Calil. Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie. 2017. 69 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3435-
dc.description.resumoA presente dissertação situa-se na linha de pesquisa Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político e tem por objetivo geral observar as transformações ocorridas no perfil da boneca Barbie, ao analisar os mecanismos discursivos e imagéticos utilizados pelo discurso publicitário para a transformação da identidade da boneca. Como ponto motivador, partiu-se da importância de se considerar as relações estabelecidas entre transformações sócio históricas e construção identitária de um produto, por meio da publicidade – no caso, as mudanças ocorridas em 2016, com inovações profundas observadas e indicativas de nova identidade da boneca Barbie. A análise das peças selecionadas para esta pesquisa – que procuraram não só ilustrar o percurso evolutivo do texto publicitário, mas também marcar a constituição identitária da boneca ao longo de sua existência – foi realizada à luz de conceitos de discurso e dialogismo, apontados por Bakhtin (2003, 2006); da noção de identidade, conforme Bauman (2005) e de elementos de verbo-visualidade, fundamentada por Brait (2013). Com este estudo, verifica-se a importância do discurso publicitário para a fixação de valores sócio-culturais e para a construção da identidade de um produto.por
dc.description.abstractThis dissertation place oneself in the line search Language, literature and Society: speech in communication, religious speech, pedagogic speech, politic speech and has as a general goal to observe the transformations in Barbie’s doll profile, during the analyses of the discursive and image mechanisms used for the advertising speech to transform the identity of the doll. As a motivational point, this work has started from the importance of considerate the relations between the social and historical transformations and the construction of a product’s identity from the advertising – in that case, the transformations occurred in 2016, with deep innovations that was observed and that indicates some new identity to Barbie doll. The analyses of the selected propagandas for this work – that intend not only to illustrate the evolutionary trajectory of the advertising text but also to mark the constitution of the doll’s identity during the years – was made from concepts of speech and dialogism, indicated for Bakhtin (2003, 2006); identity notions, as Bauman (2005) and verbal-visuality elements, predicated on Brait (2013). With this study, can be verified the importance of the advertising speech for the fixation of social and historical values and for the construction of a products identity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Giovanna Brasil (1154060@mackenzie.br) on 2018-01-05T15:42:06Z No. of bitstreams: 1 Mariana de Alcantara Calil Daher1.pdf: 1434589 bytes, checksum: 3a161c34541808ba95ab8b7440f215f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2018-01-23T11:46:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mariana de Alcantara Calil Daher1.pdf: 1434589 bytes, checksum: 3a161c34541808ba95ab8b7440f215f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-23T11:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mariana de Alcantara Calil Daher1.pdf: 1434589 bytes, checksum: 3a161c34541808ba95ab8b7440f215f5 (MD5) Previous issue date: 2017-12-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15484/Mariana%20de%20Alcantara%20Calil%20%20Daher1.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programLetraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBarbie (boneca)por
dc.subjectdialogismopor
dc.subjectidentidadepor
dc.subjectverbo-visualidadepor
dc.subjectpublicidadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleNow can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbiepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.keywordsBarbie (toy)eng
dc.keywordsdialogismeng
dc.keywordsidentitypor
dc.keywordsverbal-visualitypor
dc.keywordsadvertisingpor
Aparece nas coleções:Mestrado - Letras

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