Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Rafael Marin Machado de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6450746981484127por
dc.contributor.advisor1Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5131975026612008por
dc.contributor.referee1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045por
dc.contributor.referee2Omar, Nizam-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2067336430076971por
dc.date.accessioned2017-12-07T11:46:27Z-
dc.date.issued2016-08-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Rafael Marin Machado de. Jogo digital para educação financeira de adultos no Brasil: proposta pautada em redes bayesianas e lógica fuzzy. 2016. 137 f. Dissertação (Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3413-
dc.description.resumoA importância da educação financeira dentro das famílias tem sido colocada em evidência por diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde o governo federal instituiu um projeto para levar estes assuntos a jovens em idade escolar e adultos no intuito de disseminar estes conceitos dentro dos lares brasileiros. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo no estilo serious game com a adaptação do livro “O Homem mais rico da Babilônia", atualizando seus ensinamentos com literaturas atuais sobre educação financeira. O aplicativo desenvolvido tem como foco ser uma ferramenta de ensino de finanças pessoais a adultos, tendo em vista que este público possui uma abordagem de menor abrangência no projeto de educação financeira do governo federal. Visa unificar os conceitos de educação financeira das principais fontes de forma a simplificar os conceitos matemáticos e minimizar o impacto que estas lições podem trazer. Desta forma, facilitando a compreensão e adaptando o conteúdo ao conhecimento prévio do jogador que é constantemente sendo testado durante o enredo. O jogo foi desenvolvido em Unity utilizando lógica fuzzy e redes bayesianas, técnicas de inteligência artificial, como meio para adaptar o conteúdo ao jogador com base em escolhas realizadas no desenrolar do enredo. Sua utilização foi avaliada como intuitiva em testes realizados com adultos da faixa etária do público-alvo, entre 25 a 44 anos, que também comentam sobre a relevância das informações e sua praticidade, concluindo-se que o formato utilizado atingiu as metas definidas inicialmente.por
dc.description.abstractThe importance of nancial education within families has been placed in evidence for several countries, including Brazil, where the government has instituted a project to bring these issues to teenagers and adults in order to disseminate these concepts within brazilians households. This work has the goal to develop a game in serious game format with the adaptation of book \The Richest Man in Babylon", updating the book's teachings to current literature. The developed application focus on being a personal nance education tool for adults, given that the public has a smaller approach scope on nancial literacy project of the federal government. Aims to unify nancial literacy concepts of the main sources in order to simplify the mathematical concepts and minimize the impact that these lessons can bring. Thus facilitating the understanding and adapting the content to prior knowledge of the player who is constantly being tested during the game's plot. The game was developed in Unity with arti cial intelligence techniques to adapt the content to the player based on choices made in the course of the plot. The use of game was evaluated as intuitive in tests conducted with adults from the age of the target audience , 25 to 44, who also commented on the relevance and practicality of the informationeng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Assis (rosa_assis@yahoo.com.br) on 2017-11-16T17:54:17Z No. of bitstreams: 2 RAFAEL MARIN MACHADO DE SOUZA.pdf: 19064762 bytes, checksum: f9a00de414da2f45c51d98d204a31a4f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2017-12-07T11:46:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RAFAEL MARIN MACHADO DE SOUZA.pdf: 19064762 bytes, checksum: f9a00de414da2f45c51d98d204a31a4f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-07T11:46:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RAFAEL MARIN MACHADO DE SOUZA.pdf: 19064762 bytes, checksum: f9a00de414da2f45c51d98d204a31a4f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-08-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15317/RAFAEL%20MARIN%20MACHADO%20DE%20SOUZA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.publisher.departmentEscola de Engenharia Mackenzie (EE)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.programEngenharia Elétricapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectfinanças pessoaispor
dc.subjecteducação financeirapor
dc.subjectserious gamespor
dc.subjectadaptabilidadepor
dc.subjectjogos digitaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleJogo digital para educação financeira de adultos no Brasil: proposta pautada em redes bayesianas e lógica fuzzypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.keywordspersonal financeeng
dc.keywordsfinancial literacyeng
dc.keywordsserious gameseng
dc.keywordsadaptivityeng
dc.keywordsdigital gameseng
Aparece nas coleções:Mestrado - Engenharia Elétrica e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL MARIN MACHADO DE SOUZA.pdfRafael Marin Machado de Souza18.62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons