Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3413
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogo digital para educação financeira de adultos no Brasil: proposta pautada em redes bayesianas e lógica fuzzy
Autor: Souza, Rafael Marin Machado de 
Primeiro orientador: Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva
Primeiro membro da banca: Cardoso, Alexandre
Segundo membro da banca: Omar, Nizam
Resumo: A importância da educação financeira dentro das famílias tem sido colocada em evidência por diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde o governo federal instituiu um projeto para levar estes assuntos a jovens em idade escolar e adultos no intuito de disseminar estes conceitos dentro dos lares brasileiros. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo no estilo serious game com a adaptação do livro “O Homem mais rico da Babilônia", atualizando seus ensinamentos com literaturas atuais sobre educação financeira. O aplicativo desenvolvido tem como foco ser uma ferramenta de ensino de finanças pessoais a adultos, tendo em vista que este público possui uma abordagem de menor abrangência no projeto de educação financeira do governo federal. Visa unificar os conceitos de educação financeira das principais fontes de forma a simplificar os conceitos matemáticos e minimizar o impacto que estas lições podem trazer. Desta forma, facilitando a compreensão e adaptando o conteúdo ao conhecimento prévio do jogador que é constantemente sendo testado durante o enredo. O jogo foi desenvolvido em Unity utilizando lógica fuzzy e redes bayesianas, técnicas de inteligência artificial, como meio para adaptar o conteúdo ao jogador com base em escolhas realizadas no desenrolar do enredo. Sua utilização foi avaliada como intuitiva em testes realizados com adultos da faixa etária do público-alvo, entre 25 a 44 anos, que também comentam sobre a relevância das informações e sua praticidade, concluindo-se que o formato utilizado atingiu as metas definidas inicialmente.
Abstract: The importance of nancial education within families has been placed in evidence for several countries, including Brazil, where the government has instituted a project to bring these issues to teenagers and adults in order to disseminate these concepts within brazilians households. This work has the goal to develop a game in serious game format with the adaptation of book \The Richest Man in Babylon", updating the book's teachings to current literature. The developed application focus on being a personal nance education tool for adults, given that the public has a smaller approach scope on nancial literacy project of the federal government. Aims to unify nancial literacy concepts of the main sources in order to simplify the mathematical concepts and minimize the impact that these lessons can bring. Thus facilitating the understanding and adapting the content to prior knowledge of the player who is constantly being tested during the game's plot. The game was developed in Unity with arti cial intelligence techniques to adapt the content to the player based on choices made in the course of the plot. The use of game was evaluated as intuitive in tests conducted with adults from the age of the target audience , 25 to 44, who also commented on the relevance and practicality of the information
Palavras-chave: finanças pessoais
educação financeira
serious games
adaptabilidade
jogos digitais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Programa: Engenharia Elétrica
Citação: SOUZA, Rafael Marin Machado de. Jogo digital para educação financeira de adultos no Brasil: proposta pautada em redes bayesianas e lógica fuzzy. 2016. 137 f. Dissertação (Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3413
Data de defesa: 8-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado - Engenharia Elétrica e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL MARIN MACHADO DE SOUZA.pdfRafael Marin Machado de Souza18.62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons